Vasco e Cruzeiro decidem hoje, a partir das 21h40, em São Januário, qual dos dois grandes clubes do futebol brasileiro disputará a semifinal da Copa do Brasil contra o vencedor do confronto entre São Paulo e Goiás. Como o time mineiro venceu em Belo Horizonte por 2×1, a vantagem do empate é celeste, mas a pressão da torcida vascaína em seu estádio deve ser imensa e o jogo promete muitas emoções.
O time de São Januário precisa vencer por dois gols de diferença ou por 1×0 para se classificar. Se derrotar o rival por 2×1 a decisão irá para os pênaltis. A equipe mineira também pode perder por um gol de diferença para ficar com a vaga, desde que consiga marcar ao menos dois gols. Os dois técnicos, Antônio Lopes e Vanderlei Luxemburgo, estão fazendo mistério e não divulgaram as escalações de Vasco e Cruzeiro, respectivamente.
O técnico Antônio Lopes só saberá se terá o meia Marcelinho e o atacante Marques hoje. Ambos estão com problemas musculares, mas os exames de ressonância magnética realizados pelos dois jogadores não acusaram qualquer lesão. Lopes cancelou o coletivo marcado para ontem e aumentou o mistério com relação à presença de ambos. Marques parece mais otimista, mas o médico Alexandre Campello prefere esperar.
“A ressonância não deu nada e hoje os dois jogadores fizeram apenas um trabalho leve. Vamos deixar para amanhã para ganhar mais um dia”, afirmou Campello.
Mas Lopes confirmou que está aproveitando a situação para fazer um pouco de mistério: “A equipe já está praticamente definida, estamos na dependência do departamento médico, mas vamos contar com todo mundo pelo que senti depois do treinamento. Não é nem mistério, mas acho bom, como o Vanderlei está escondendo lá, vamos esconder também aqui para não dar armas para ele.”
O Cruzeiro deve entrar com praticamente o mesmo time que venceu o Santos, na Vila Belmiro, no último sábado. A única mudança será a saída de Maldonado, que já atuou pelo São Paulo na Copa do Brasil. no lugar do volante brigam pela posição Márcio e Wendell, porém, o técnico Vanderlei Luxemburgo só divulgará o time momentos antes da partida.
Contra o Vasco, o Cruzeiro defenderá uma invencibilidade de 33 partidas e o fato de nunca ter sido desclassificado pelo clube carioca na Copa do Brasil. O último resultado negativo da equipe mineira foi no dia 30 de outubro de 2002, para o Coritiba, no Couto Pereira, quando perdeu de virada por 3×1, pelo campeonato brasileiro.
Vasco x Cruzeiro
Local: São Januário. Horário: 21h40. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR).
Vasco: Fábio; Russo, Wescley, Wellington Paulo e Wellington; Da Silva, Henrique, Marcelinho e Danilo; Edmundo e Marques. Técnico: Antônio Lopes.
Cruzeiro: Gomes; Maurinho, Thiago, Edu Dracena e Leandro; Augusto Recife, Marcio (Wendell), Sandro e Alex; Aristizábal e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.