Domingo acontece a última e decisiva etapa da Copa Petrobras Pick-up Racing no Autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. E lá, para o piloto paranaense Emerson Duda, só há um resultado esperado: vencer. Vice-campeão em 2002 e 2003 e premiado nesse ano com o Troféu Capacete de Ouro como o melhor piloto da Pick-up pela revista Racing. Duda entra no circuito de 5.475 metros bastante confiante, embora consciente das dificuldades que vai enfrentar. Ocupando a segunda colocação da tabela, com 84 pontos, 15 a menos que o líder, o gaúcho Nelson Bazzo, além de vencer, Duda precisa torcer para que o gaúcho não cruze a linha de chegada entre os quatro primeiros colocados. "Automobilismo é assim. Emoção do início ao fim. Claro que eu gostaria de estar numa situação mais tranqüila hoje. Mas enfrentamos alguns problemas durante a temporada e eu perdi a liderança. Agora a decisão do título ficou pra cá. Vou lutar até o último minuto", comenta, completando que só traz boas lembranças das etapas cariocas dos anos anteriores: em 2003 foi o pole-position e em 2002 largou também na primeira fila.

continua após a publicidade

Pensando em 2005

Da mesma forma que Duda viaja ao Rio de Janeiro atrás da vitória, seu companheiro de equipe, o também paranaense Kau Machado, chega à capital carioca atrás de um lugar no pódio. Ocupando a quinta posição na classificação, tem consciência que só não está na disputa do "caneco" devido aos seus últimos resultados: seu carro tem apresentado problemas desde a sexta etapa, no Rio Grande do Sul, tirando-o da prova e da zona da pontuação. No entanto, mostra que deixou essa má fase pra trás, tanto que já encara a última etapa como uma preparação para a temporada 2005. "Quero subir na tabela e ajudar a minha equipe e o Duda na busca desse título. Todos fizeram um trabalho sério e o Paraná merece ficar com o título. Vou entrar na pista para dar o melhor de mim, assim como fiz o ano inteiro. Quero fechar a temporada no pódio", diz Kau, que foi o vencedor da etapa carioca em 2002.

Os pilotos da Pick-up Racing entram na pista para os primeiros treinos no sábado pela manhã. Logo em seguida acontece a tomada de tempos que define o grid de largada. A prova acontece no domingo à tarde. A Copa Petrobras Pick-up Racing é a primeira categoria de automobilismo mundial a utilizar o Gás Natural Veicular (GNV) como combustível.

continua após a publicidade