Depois da conquista do título de vice-campeão brasileiro da Copa BR Petrobras Pick-up Racing na semana passada, na pista de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ), o piloto paranaense Emerson Duda já planeja a temporada 2004. Agora, a corrida do piloto é fora das pistas. O paranaense dá início às negociações com seus patrocinadores visando à renovação de contratos para o próximo ano. “O campeonato está previsto para começar em março. Temos que trabalhar forte neste período de recesso para definir os patrocínios. Depois, nas pistas, é trabalhar firme para buscar o título do Campeonato Brasileiro de Picapes”, comenta o piloto.

Ele viveu uma grande fase dentro da categoria nesta temporada. O piloto que corre com uma picape Ford Ranger na equipe paranaense Ávila Racing subiu no pódio em quase todas as etapas, exceto em Campo Grande (MS)e Curitiba (PR), quando foi obrigado a abandonar a corrida após sofrer fortes batidas do piloto João Campos. Tem consciência do bom trabalho que realizou e comemora seu desempenho em 2003. “Venci duas provas consecutivas, fui líder da competição. Problemas extra-pista acabaram prejudicando nosso trabalho. Realizamos uma campanha de resultados, sempre no pódio. O trabalho da minha equipe foi perfeito, sempre tive uma pick-up para brigar pelo título”, revela Duda.

Para ele, a temporada 2003 da Pick-up Racing foi a mais disputada e emocionante da história da categoria. Afirma que as novidades nos regulamentos – maior potência nos motores (300 cavalos), freio a disco nas quatro rodas, prova única com 40 minutos de duração, pit-stop obrigatório – foram fundamentais para o sucesso da Pick-up Racing, a única categoria do automobilismo mundial que utiliza o Gás Natural Veicular (GNV) como combustível. “O público tem curiosidade em saber como são as picapes de competição movidas a GNV. As pessoas querem ver a performance, a segurança, o desenvolvimento do GNV nas picapes. Com a entrada da TV transmitindo as corridas ao vivo para todo o País, a Pick-up Racing deu um passo fundamental para a consolidação no cenário nacional. Acredito que daqui a alguns anos, a Pick-up Racing será uma categoria top no cenário mundial”, explica.

continua após a publicidade

continua após a publicidade