Apenas duas duplas brasileiras conquistaram, nesta sexta-feira (13), vaga nas oitavas-de-final da chave masculina do Grand Slam de Berlim do Circuito Mundial de vôlei de praia. Agora, Ricardo e Emanuel e Harley e Pedro Solberg se enfrentam neste sábado por uma vaga nas quartas-de-final do torneio.
Ricardo e Emanuel chegam invictos para o duelo brasileiro. Os atuais campeões olímpicos venceram os três jogos da primeira fase da chave principal da competição e se classificaram para as oitavas-de-final da competição em primeiro lugar do Grupo L.
A dupla formada pelos brasileiros Harley e Pedro perderam nesta sexta-feira para os holandeses Boersma e Ronnes, por 2 sets a 1 (19/21, 23/21 e 14/16), e se classificaram apenas em segundo lugar do Grupo Q. Na primeira fase do mata-mata da competição, envolvendo os segundos e terceiros colocados da fase de grupos, Harley e Pedro venceram os austríacos Gosch e Horst, por 2 sets a 0 (21/16 e 21/18), garantindo vaga nas oitavas-de-final.
Márcio Araújo e Fábio Luiz, atuais campeões da etapa, perderam para os holandeses Nummerdor e Schuil, por 2 sets a 1 (19/21, 21/18 e 21/23), e se classificaram em segundo do Grupo N. Na primeira fase do mata-mata, a dupla acabou sendo desclassificada da competição com a derrota para os espanhóis Herrera e Mesa, por 2 sets a 0 (18/21 e 20/22).
Os brasileiros Franco e Pedro Cunha, que não haviam conseguido superar o qualifying na quarta-feira, foram beneficiados pela desistência dos australianos Schacht e Slac, e entraram na chave principal do torneio no Grupo M.
Depois de duas vitórias na quarta-feira, os brasileiros acabaram sendo derrotados pelos chineses Xu e Wu, cabeças-de-chave número 4 do torneio, por 2 sets a 0 (22/24 e 17/21), e se classificaram apenas em segundo lugar do grupo. Na primeira fase do mata-mata, Franco e Pedro Cunha foram eliminados da competição pelo suíços Laciga e Schnider, com a derrota por 2 sets a 1 (19/21, 21/16 e 9/15).