Considerado o maior evento de arrancada da América Latina, o 17.º Festival Brasileiro que começa nesta quinta-feira e vai até domingo no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, terá a presença de um carro a jato e de 15 dragsters, além de outros 345 carros preparados, divididos em 21 categorias, que buscam percorrer o trecho de 402 metros no menor tempo possível.

continua após a publicidade

Se no fim de semana passado, os carros da Stock Car chegarem a uma velocidade máxima de 260 km/h no fim da reta do circuito Raul Boesel, os dragsters e o carro a jato devem ultrapassar os 400 km/h saindo da inércia e percorrendo um quarto de milha (402,5 metros).

Os dragsters são supermáquinas movidas e metanol e nitro metano que fazem de 0 a 100 km/h em menos de um segundo. Os mais potentes do Festival são bólidos de Alejandro Sanchez (SP) e Maurício Debarba (PR), da categoria Dragster Top Álcool.

Na categoria Dragster Light, as disputas também prometem ser emocionantes, já que outros 10 modelos estão inscritos. As crianças são três inscritas até o momento também vão acelerar os dragsters júnior, com quatro metros de comprimento e motor 13 hp.

continua após a publicidade

Mas a grande expectativa das 50 mil pessoas esperadas para o evento é a demonstração do carro a jato, que são não decola, pois possui um spoiler na traseira e uma carroceria com aerodinâmica desenvolvida para prender o bólido no solo. Mas com seus 10 mil cavalos de potência e cuspindo fogo, de até 12 metros de comprimento, a supermáquina promete dar um show para os presentes.

O carro a jato que será pilotado por Ricardo “Pudim” Bersani cehga a consumir 100 litros de querosene de avião por largada, conta com uma turbina J-60 Pratt-Whitney, retirada de um jato norte-americano T-2C Buckeye. A carroceria dela é feita em fibra de carbono e a carenagem do carro é de um Ford Probe. O chassi é tubular em aço cromo molibdênio.

continua após a publicidade

Nesta quinta-feira e sexta-feira, a competição organizada pela Força Livre Motorsport, terá treinos-livres das 9h30 às 12h e das 13h às 17h. No sábado, acontece um treino das 8h às 8h40 e em seguida começam as puxadas até às 17h30. no domingo, as baterias vão começar às 8h.

Além dos pegas na pista, o evento que tem apoio da Prefeitura Municipal de Pinhais e da Master Power Turbo, reúne um dinamômetro para medir a potência dos carros; ao Autorama Drag Race; simuladores de jogos; encontro de miniaturas; bum out (aquecimento de pneus); show de manobras radicais; Water Ball; parque de recreação infantil; galeria Nitro Atley. que receberá 24 lojas expondo suas marcas e produtos; e o Força Livre Giri’s Team, garotas que desfilam sua beleza pelo Autódromo.