Apresentado como reforço do Barcelona nesta sexta-feira, o lateral-direito Douglas terá que lutar com Daniel Alves em busca de espaço no time, mas indiciou que vê o compatriota muito mais como um exemplo e conselheiro do que como um concorrente. Afinal, em sua primeira entrevista coletiva, exibiu admiração pelo agora companheiro de clube.

continua após a publicidade

“Falarei com Alves para aprender tudo sobre esse clube”, disse Douglas, que também terá a concorrência do espanhol Martin Montoya por uma vaga no Barcelona. E ele espera repetir a carreira de sucesso de Daniel Alves no time. “Quero todos os títulos que Alves ganhou com o Barcelona”, completou.

Nesta sexta-feira, Douglas foi até o gramado do Camp Nou, sendo recepcionado por um grupo de torcedores, além de ter recebido de presente um carro de um dos patrocinadores do Barcelona. O lateral vai vestir a camisa de número 16, que era do volante Sergio Busquets, agora dono da 5, herdada de Carles Puyol.

Douglas também assinou um contrato por cinco temporadas com o Barcelona, que desembolsou 4 milhões de euros para contratá-lo (quase R$ 12 milhões). Em entrevista ao canal oficial do clube, Douglas demonstrou empolgação com o novo desafio.

continua após a publicidade

“Para mim, jogar no Barcelona é o máximo, é tudo. Estou muito feliz por tudo o que aconteceu na minha vida e por poder defender a camisa desse time. Espero retribuir a confiança dentro de campo”, disse o lateral.

Ciente das diferenças entre o futebol brasileiro e o europeu, Douglas espera se adaptar rapidamente. Ele demonstrou grande respeito aos elenco do Barcelona. “Quero aprender porque o jogo aqui é diferente do praticado no Brasil. Todos os jogadores do Barcelona que eu vi jogar são craques. Já joguei contra Neymar no Brasil e ele é um jogador sensacional, que representa muito bem a seleção brasileira”.

continua após a publicidade

Com o acerto, Douglas é a sétima contratação realizada pelo Barcelona nesta temporada. Além do lateral brasileiro, o clube espanhol já havia assinado com os goleiros Marc Andre Ter-Stegen e Claudio Bravo, os zagueiros Thomas Vermaelen e Jerémy Mathieu, o meia Ivan Rakitic e também o atacante Luis Suárez, sua grande contratação até agora.

Diretor esportivo do Barcelona, Andoni Zubizarreta revelou que o clube cogitou emprestar Douglas para que ele adquirisse experiência, o que depois foi descartado. “Tínhamos avaliado a possibilidade de cedê-lo após contratá-lo, mas depois de reuniões e de consultar Luis Enrique (técnico do time) consideramos que o processo de adaptação poderia ser feito aqui”, explicou.