Foto: Ciciro Back |
Júnior não ilude o torcedor e avisa que o time precisa melhorar. continua após a publicidade |
O título do Campeonato Paranaense não ilude o técnico Dorival Júnior para a reestréia do Coritiba amanhã no Brasileirão. Pés no chão ao extremo, ele garante que a torcida não pode achar que o time vai continuar bem porque o nível da competição é bem maior que o Estadual. Mesmo assim, ele garante que a equipe está em formação e vai melhorar muito ainda. Só não promete a tão sonhada vaga na Libertadores no ano do centenário do clube. Em entrevista ao Paraná-Online, ele garante que nos pontos corridos não dá para bobear e aposta em Cruzeiro e Sport, além de Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Fluminense, como candidatos ao título.
Paraná-Online – O que dá para dizer da estréia contra o Palmeiras?
Dorival Júnior – É uma das grandes equipes do futebol brasileiro, uma equipe que não ganhou o Paulista por acaso e sim pelas qualidades que apresenta e é muito bem treinada. O início de competição é muito problemático e o Coritiba tem que melhorar em relação às últimas apresentações.
Paraná-Online – O elenco é o ideal para a disputa?
Júnior – Ainda não. Nós estamos ainda em processo de finalização, terminando a montagem, elementos ainda irão chegar para fortalecer esse grupo.
Paraná-Online – Apesar disso, o elenco já é grande. Como é que fica?
Júnior – A partir da semana que vem, infelizmente, nós teremos que tomar algumas posições contrárias ao que eu imagino, mas não há como. Temos 42 jogadores e você não tem como trabalhar. Eu penso muito no respeito ao profissional, mas temos que tomar algumas posições para que o elenco fique mais enxuto.
Paraná-Online – Tem estratégia para o início do Brasileirão?
Júnior – As estratégias vão sendo moldadas a partir das necessidades e, principalmente, se confirme coisa boa também. Quem vai fazer que você mude de opinião é o próprio atleta.
Paraná-Online – O objetivo é conquistar uma vaga na Libertadores para o ano do centenário?
Júnior – Nós temos que ser coerentes e realistas. Nós estamos com uma equipe que está sendo montada e formada. Prometer algo que, num primeiro momento está longe, seria leviano ao extremo. Eu prefiro trabalhar com o dia-a-dia. O Coritiba tem que apresentar muito mais do que apresentou no regional.
Paraná-Online – O Coxa está no mesmo nível das principais equipes?
Júnior – Bem aquém. Esta é a nossa realidade e nós não podemos esconder e o torcedor tem que estar ciente. A equipe do Coritiba vai melhorar muito, mas tem que caminhar a passos largos em busca dessa regularidade. O Cruzeiro, o Sport, que não tem sido falado muito, estão num momento superior à grande maioria. No entanto, alguns despontam, alguém vem lá de baixo e surpreende.
Paraná-Online – Muda muito a preparação de um campeonato classificatório para um de pontos corridos?
Júnior – Talvez aquele resultado que você deixa de fazer não tem mais como voltar. Quando as fases se apresentam, você pode buscar uma correção na sequência porque você pode enfrentar o mesmo adversário. Agora, se não pontuar em casa, já sai e é um campeonato muito difícil e a preparação tem que ser acima das outras equipes.