Arquivo
Em 1988, o volante Júnior vestiu a camisa 8 do Coxa.

O Coritiba espera anunciar nas próximas horas o seu novo treinador. A intenção do coordenador de futebol Antônio Carlos Xavier é, enfim, confirmar a contratação de Dorival Júnior, que nesta temporada foi vice-campeão paulista com o São Caetano e levou o Cruzeiro à edição 2008 da Copa Libertadores da América.

continua após a publicidade

Algo mais ou menos parecido com o que aconteceu há quase vinte anos, quando o mesmo Tonico Xavier tentava – e conseguia – trazer Júnior para ser o camisa 8 do Coxa.

Júnior foi um dos reforços contratados pelo então diretor de futebol no início da gestão de Bayard Osna, em 1988. Mais tarde, a diretoria de Osna (com Xavier continuando a comandar o futebol) seria responsável pela montagem de uma equipe que faz o torcedor alviverde sentir saudades – a campeã estadual de 1989, com Tostão, Serginho, Osvaldo, Carlos Alberto Dias, Chicão e Kazu, treinada por Edu Coimbra.

Pouco antes, entretanto, na Copa União de 1988, Tonico Xavier começou – como agora a montagem da equipe pelo treinador. Trouxe o ?emergente? Emerson Leão, que (como Júnior em 2007) levara um time mediano para a decisão do Campeonato Paulista. Leão não foi finalista, mas chegou com o São José à semifinal, sendo eliminado pelo Guarani. Naquela equipe, três jogadores se destacaram – e os três vieram para o Alto da Glória. Um deles era bem conhecido da torcida: Rafael Camarotta, o São Rafael do título brasileiro de 1985. Além do goleiro, foram contratadas duas revelações, o volante Júnior e o meia Luís Henrique.

continua após a publicidade

Luís Henrique não ficou muito tempo como titular, nem marcou a torcida em sua passagem. Perdeu a posição quando Leão caiu, sendo substituído por Valdir Espinosa. Mas Júnior, que seguiu como titular, foi um dos destaques do Coxa durante a competição – principalmente no segundo turno, quando a equipe se recuperou do mau início e quase se classificou para as quartas-de-final.

O bom rendimento fez Júnior se valorizar no final da temporada 1988. O Coritiba acabou negociando-o com o Palmeiras – coincidência ou não, justamente o time que o procurou antes de acertar no início da semana passada com Vanderlei Luxemburgo. Agora, sem a possibilidade de ir para o Palestra Itália, Dorival Júnior está muito perto do Alto da Glória.

continua após a publicidade

Coxa começa 2008 à procura de um técnico

Cahuê Miranda

Valquir Aureliano
O gerente Tonico Xavier assume hoje o futebol do Coritiba.

O Coritiba adiantou o calendário e entra hoje em 2008, um ano com quase tudo novo no Alto da Glória. Às 15h, no CT da Graciosa, o elenco alviverde volta ao batente e encontrará novidades na diretoria, no comando técnico e principalmente nos desafios e metas para a temporada. É o início da preparação para o reencontro do Coxa com os principais times do Brasil, após dois anos de Segundona.

A diretoria liderada pelo presidente Jair Cirino dos Santos, eleita há dez dias, só tomará posse oficialmente no dia 2 de janeiro. Mas, na prática, o clube começa a ser administrado pelos novos dirigentes a partir de hoje, quando haverá a troca de comando no departamento de futebol.

João Carlos Vialle, atual coordenador e candidato derrotado nas eleições, passará o bastão para Tonico Xavier, novo gerente de futebol. ?Vou apresentá-lo aos jogadores e à comissão técnica. Daí sim encerrarei meu trabalho no Coritiba?, diz Vialle. ?Saio feliz e com o dever cumprido, por ter devolvido o Coritiba para a primeira divisão,e como campeão?, afirma.

Tonico ainda nem assumiu, mas já tem problemas. A 15 dias do início do Campeonato Paranaense, primeiro desafio da temporada, o Coxa ainda não conseguiu contratar um substituto para o técnico René Simões. As negociações com Dorival Júnior, o preferido da diretoria, não evoluíram durante o feriado e o elenco se reapresenta hoje sem conhecer o novo treinador.

Cerca de 40 jogadores são esperados no CT da Graciosa. Por enquanto, eles ficarão sob o comando do auxiliar técnico Edson Borges. É ele quem deve elaborar, provisoriamente, o cronograma da curta pré-temporada alviverde.

Até agora, a única contratação anunciada pelo clube é o meia Felipe Piovezan, 20 anos, que vem do Suzano (SP). Ao invés de caras novas, os jogadores encontrarão uma lista dos que não seguirão no Coxa em 2008. O único confirmado na relação é o lateral Anderson Lima, capitão do time que faturou a Série B. Mas o meia Caíco também deve estar no listão.

Enquanto os reforços não chegam, os dispensados serão substituídos por jovens promovidos da equipe de juniores. O volante Dirceu e os meias Ruy e Renatinho são algumas das promessas para 2008.