A “dor” e a “desilusão” marcam nesta segunda-feira as manchetes dos jornais italianos para definir o resultado da final da Eurocopa 2012 de futebol disputada neste domingo à noite em Kiev, na qual a seleção da Espanha, atual campeã do mundo, derrotou a Itália por um inapelável 4 a 0.
O principal jornal esportivo da Itália, “La Gazzetta dello Sport”, traz “Assim dói…”, uma rotunda afirmação que acompanha com as imagens dos jogadores da “azzurra”, sobretudo o atacante Mario Balotelli, banhados em lágrimas após ver como seus rivais se proclamavam pela segunda vez consecutiva campeões da Europa.
O também esportivo “Corriere dello Sport”, muito mais crítico, se dirige em sua manchete diretamente ao técnico italiano com um “Prandelli, que fizeste?”, uma pergunta retórica que contrasta com o título muito mais condescendente que utiliza em sua edição digital: “Itália, final de um sonho”.
Na imprensa generalista, “La Repubblica” e “La Stampa”, que mostram a imagem de um Balotelli de cócoras sobre o gramado, concordam na “desilusão” que representa a derrota para uma torcida que tinha voltado a confiar em sua seleção depois da eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo da África do Sul em 2010.
Em uma análise, o “Corriere della Sera” assegura que a Itália tem “ainda campeões para o futuro” e afirma que durante a primeira hora a seleção espanhola parecia que acabava de começar o torneio, devido ao frescor de seu jogo.