A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) convocou nesta segunda-feira três atletas para o Mundial de Xangai, entre os dias 16 de 31 de julho. Foram chamados Etienne Medeiros, do Nikita/Sesi/PE, Marco Antônio Macedo, do Serc São Caetano, e Tales Cerdeira, do Flamengo.
Flagrados no exame antidoping junto com Cesar Cielo por uso da substância diurética furosemida, Nicholas dos Santos e Henrique Barbosa viram seus índices conquistados para o Mundial durante o Troféu Maria Lenk serem anulados. Com isso, Marco Antônio Macedo e Tales Cerdeira vão substituí-los no Mundial.
Cesar Cielo e Vinícius Waked, também flagrados no antidoping, não perderam suas vagas no Mundial porque garantiram seus índices antes do Maria Lenk. Por conta do exame positivo, o campeão olímpico perdeu as medalhas de ouro que conquistou no Rio nas provas do 50m livre, 50m borboleta, 4×100 livre, 4x50m livre e 4x100m medley e foi prata nos 100m livre.
Suspensa, a partir de 8 de maio, por uso da substância metilhexanamina, um estimulante que diminui a sensação de fadiga, Fabíola Molina perdeu a vaga na competição e Etienne Medeiros vai ser a nova integrante da delegação brasileira.