O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira que foi informado pelo Comitê Olímpico dos Internacional (COI) que os norte-americanos terão que devolver a medalha de prata conquistada no revezamento 4×100 metros masculino nos Jogos de Londres, em 2012, por conta do doping positivo de Tyson Gay.

continua após a publicidade

“Conforme esperado, depois da decisão da USADA (Agência Antidoping dos EUA) no caso de Tyson Gay, o COI confirmou hoje (quarta-feira) que o time dos Estados Unidos foi desqualificado do revezamento 4×100 metros que fez parte da competição de atletismo dos Jogos Olímpicos de Londres. Nós vamos começar os esforços para recolher as medalhas e apoiamos todas as ações para proteger atletas limpos”.

No ano passado, Tyson Gay aceitou a suspensão de um ano imposta a ele pela USADA, admitiu ter feito uso de anabolizantes pela primeira vez em julho de 2012 e foi obrigado a devolver a medalha de prata conquistada com o revezamento 4×100.

Agora, a decisão do COI se amplia a toda a equipe, que também tinha Trell Kimmons, Justin Gatlin, Ryan Bailey, Jeffery Demps e Darvis Patton – os dois últimos só correram a eliminatória. Assim, o pódio dos Jogos de Londres fica composto por Jamaica (ouro), Trinidad & Tobago (prata) e França (bronze).

continua após a publicidade

Com a prata, Trinidad & Tobago sobe duas posições no quadro de medalhas por ouro, do 47.º para o 42.º lugar, empatado com Argentina, Sérvia e Eslovênia. Já a França ganha uma posição quando o quadro é pelo total de medalhas, pulando para o sétimo lugar. Foi a 35, mesmo número da Austrália, ficando à frente porque ganhou mais de ouro.

Com a desclassificação do time olímpico, também caiu o recorde norte-americano da prova. Agora, a nova melhor marca da história dos EUA no revezamento é o tempo de 37s38 feito no Mundial de Revezamentos deste ano, com Gay. Com Usain Bolt, a Jamaica já correu cinco vezes abaixo disso.

continua após a publicidade