Além de definir o campeão do segundo turno do Campeonato Paranaense, a rodada de domingo (22) será decisiva também para quem luta contra o rebaixamento e quem busca calendário para o segundo semestre. É o caso de Arapongas e Cianorte, que após os tropeços de Operário, Toledo e Londrina, praticamente ficaram com o caminho livre para conquistar vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e disputar a final do interior.
As duas equipes somam 35 pontos e têm 5 de vantagem sobre o Londrina. Por isso, as vagas na Série D poderão ser definidas domingo. Para que isso aconteça, basta apenas um empate entre Londrina e Cianorte, que se enfrentam no Estádio do Café. Em caso de vitória do Tubarão, o Leão do Vale vai para a última rodada precisando vencer o Arapongas, dentro de casa, para confirmar a vaga.
Situação mais confortável vive o Arapongão. Para depender apenas de seus esforços, o time do Norte do Estado poderá confirmar sua primeira participação na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil em caso de uma vitória simples diante do Rio Branco, no Estádio dos Pássaros.
Na parte debaixo da tabela, o Iraty confirmou seu rebaixamento na rodada passada e aguarda quem lhe fará companhia na Segundona do Estadual do ano que vem. Paranavaí e Roma, que se enfrentam domingo, em Paranavaí, fazem deste duelo uma decisão pela permanência na elite do futebol do Estado.