A quinta etapa da Copa Turismo GNV 2005 será realizada neste fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). O evento terá organização de Rogério Silveira, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo e Confederação Brasileira de Automobilismo. A principal categoria do automobilismo paranaense do momento tem "grid" estimado em 50 carros. A entrada é gratuita e quem levar um alimento não perecível concorrerá a um passeio com os pilotos no intervalo das competições.

continua após a publicidade

Mas o fim de semana será muito movimentado no AIC, pois além da Copa Turismo GVN, será feito o lançamento oficial do primeiro avião do mundo movido a gás natural, que pousará na reta do autódromo com alimentação de combustível normal e levantará vôo movido a GNV. Faz parte da programação da prova, também, o show da dupla Willian e Renan, e apresentação do cantor internacional Marcelo Koga, que cantará o Hino Nacional. Todos os alimentos arrecadados serão doados ao Pequeno Cotolengo.

A liderança do campeonato é do paranaense Sanito Cruz Jr., com 19 pontos, mas a disputa entre pilotos do Paraná e Santa Catarina continua na etapa. Na primeira, o paranaense Sanito Cruz Jr. venceu a primeira bateria, e seus conterrâneos Jair Bana e Roberto Baú venceram a segunda. Mas na soma dos pontos ganhos, das baterias realizadas, a vitória da etapa foi do piloto catarinense Max Mohr, com 35 pontos. Durante a segunda etapa, o catarinense Christian Mohr venceu a primeira bateria e o paranaense José Cordova venceu a segunda. Somados os pontos das baterias disputadas, a vitória na etapa foi de José Cordova, com 39 pontos. Já na terceira etapa, a vitória na primeira bateria foi da dupla Natálio Stica/Aloysio Ludwig, com Fabrício Lançoni vencendo a segunda bateria. Na geral a vitória foi de Fabrício, com 37 pontos. E na quarta etapa, a dupla Natálio Stica/Aloysio Ludwig venceu a primeira bateria e Márcio Sarot venceu a segunda. Na geral deu Márcio Sarot com 35 pontos e o catarinense Cristian Mohr em segundo, com 30 pontos.

Mas outros pilotos também têm chances de vitória neste domingo. Fabrício Lançoni, correndo com um Gol, Marcelo Karan está com seu Celta bem preparado e é candidato a um lugar no pódio, a dupla Jair Bana/Roberto Baú teve problemas durante as etapas anteriores, mas promete bom desempenho no domingo. Marlon Watanabe, que não teve sorte nas primeiras provas, corre em busca de sua primeira vitória na categoria. Na categoria Light, a dupla Ângelo Marquetto/Amauri Lisboa Jr. vai em busca de mais um bom resultado, pois tem chances de "brigar" pelo título da categoria na temporada 2005.

continua após a publicidade