Confirmaram presença 1.700 atletas nos Jogos Universitários do Paraná (Jups), em Guarapuava, entre os dias 28 de maio e 3 de junho. Esse número foi definido no congresso técnico no Auditório da Faculdade Guairacá, na última semana.
Participarão da competição 23 instituições de ensino superior (IES), de treze municípios: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Mandaguari, Maringá, Nova Esperança, Paranavaí, Pitanga, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória.
No congresso técnico também foi realizado o sorteio do agrupamento das modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol e vôlei. Os grupos no atletismo, judô, natação e xadrez serão formados antes do inicio de cada competição.
Outras definições foram em relação à recepção das delegações. No primeiro dia, as instituições serão esperadas na Praça da Criança por um grupo de alunos da Faculdade Guairacá. Dois alunos vão acompanhar cada delegação até o último dia de competição, atuando como guias.
Estiveram presentes ao congresso os representantes das instituições; o diretor geral da Faculdade Guairacá, Juarez Matias Soares; o diretor de Esportes da prefeitura de Guarapuava, Gilson Kuning; o chefe de gabinete da Paraná Esporte, Joel Benin, e o presidente da Federação Paranaense dos Desportos Universitários – FPDU, Ney Mecking.
Juarez Matias Soares, diretor da Guairacá, agradeceu à Paraná Esporte pela confiança dada à instituição e disse estar orgulhoso por ser sede dos Jogos Universitários do Paraná. “Nós não estamos medindo esforços para que os jogos transcorram da melhor maneira possível”, garantiu Juarez.