Valéria Zukeran

continua após a publicidade

O Campeonato Sul-Americano Masculino de Basquete começa hoje, em Caracas, na Venezuela, mas o Brasil fica na arquibancada na primeira rodada, que terá dois confrontos: Argentina x Colômbia (17h15 de Brasília) e Venezuela x Chile (20h30).

São Paulo (AE) – A seleção do técnico Lula Ferreira só começará a disputa por uma das quatro vagas para o Torneio Pré-Olímpico da Venezuela, a Copa América, em agosto de 2007, amanhã, quando enfrenta o Chile. Ontem, os dois times jogaram um amistoso que o Brasil venceu por 82 a 53 – com Nezinho (7pts), Duda (8), Arthur (22), Murilo (10) e Estevam (4). Depois: Manteiguinha (4), Paulão (2), Marcus (0), Caio Torres (16), André Bambu (3) e Felipe (6).

O assistente-técnico da seleção, Flávio Davis, conta que a programação dos brasileiros para hoje é treino pela manhã e, na seqüência, acompanhar a rodada, em especial o jogo da Venezuela. "Eles (os venezuelanos) vão participar do sul-americano com o mesmo grupo que disputará a Copa América e o mundial do Japão, em agosto", disse Davis.

Outras equipes que segundo o assistente serão observadas com mais atenção são o Uruguai – que contará com o jogador da NBA, Esteban Batista – e a Argentina, que, como o Brasil, poupou da competição seus astros da liga norte-americana.

continua após a publicidade

Lula Ferreira optou por chamar vários atletas jovens para o sul-americano. Metade da seleção disputa a competição pela primeira vez – os armadores Manteiguinha e Marcelinho Huertas, os alas Duda e Marcos Toledo, o ala/pivô Felipe e o pivô Paulão. Mesmo assim, o objetivo do Brasil é o título. "Será uma oportunidade de ver quais jogadores estão prontos para representar o Brasil em competições internacionais", explica Davis.

Os jogadores mais jovens, segundo o assistente, vêm recebendo atenção especial da comissão técnica. "Exemplo: estamos sempre passando vídeos em que mostramos aos atletas os erros que cometem em quadra", conta Davis. Segundo o assistente, Lula já definiu os titulares para a estréia contra os chilenos: Nezinho, Marcelinho Huertas, Arthur, Murilo e Estevam.

continua após a publicidade

Barbosa define seleção feminina

Rio De Janeiro (AE) – O técnico da seleção brasileira feminina de basquete, Antônio Carlos Barbosa, definiu ontem as doze jogadores que vão representar o País na disputa de quatro amistosos contra a seleção do Canadá. As escolhidas foram as armadoras Helen, Karen, Lílian e Vivian; as alas Micaela, Palmira e Tayara; e as pivôs Cíntia Santos, Êga, Érika, Kelly e Mama.

"Nessa excursão ao Canadá, a nossa preocupação não será a performance, mas a evolução do grupo. Os amistosos servirão para aprimorar as movimentações táticas, dar conjunto e observar as jogadoras", explicou o técnico Barbosa, que convocou as atletas Karen e Palmira pela primeira vez. As jogadoras foram selecionadas para os amistosos depois de três semanas de treinamento no Rio de Janeiro.

Os jogos no Canadá começam na próxima segunda-feira. Depois de enfrentar as canadenses, o Brasil realizará mais dois amistosos contra a seleção chilena, em São Paulo, nos dias 28 e 29 de julho. A partir do dia 1.º de agosto, o Brasil participará do 30.º Campeonato Sul-Americano, que acontecerá no Paraguai.