A carioca Juliana Veloso, 22 anos, e o brasiliense César Castro, 20 anos, dois dos quatro atletas da seleção brasileira de saltos ornamentais que vão aos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, em agosto, estão entre os oito melhores saltadores do mundo.
Com o final do Grand Prix da Federação Internacional de Natação (Fina), em Roma, o ranking da modalidade aponta Juliana como a sexta colocada na prova de plataforma e César como o sétimo no trampolim de 3m.
Com a entrada entre os oito do ranking mundial, ambos garantiram participação para disputar a Super Final de Saltos Ornamentais, que acontecerá em Tultitlan, no México, sábado e domingo. A competição reúne apenas os oito melhores saltadores do planeta em cada prova para disputar a posição final no ranking da Fina.
Estarão em Tultitlan nomes como o russo Dmitry Sautin, campeão mundial e medalha de bronze nas Olimpíadas de Sidney no trampolim de 3m, e o chinês Tinaling Wang, vice-campeão mundial na mesma prova.
No feminino, Juliana disputará com “feras” como a americana Laura Wilkson, campeã olímpica em Sidney na plataforma, e a australiana Loudy Tourky, medalha de bronze na mesma prova no Mundial dos Esportes Aquáticos, no Japão, em 2001.