As boas vitórias do paulista Rafael Camilo e do pernambucano José Pereira fizeram a torcida vibrar ontem, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Os dois estão classificados para as quartas-de-final da categoria 18 anos da Copa Gerdau Citi de Tênis, o mais importante torneio juvenil da América do Sul. ?Zé? Pereira, como é conhecido no circuito tenístico, levou 1h24 para eliminar o argentino Andrea Colarini por 6/3 e 6/2, e elogiou a raça do adversário. ?Os argentinos são impressionantes. Eles lutam muito?, destacou Pereira, que atualmente treina em Santa Catarina. ?Hoje valeu bastante a experiência. Entrei para não errar mesmo, não cometer dupla falta, nada. Estamos trabalhando muito a parte mental?, completou ele, que agora espera o vencedor do jogo entre Alexandre Folie, da Bélgica, segundo favorito ao título, e Niall Angus, da Grã-Bretanha.
Já o paulista Rafael Camilo, que treina em Porto Alegre, precisou gastar um pouco mais de tempo e de energia para vencer o francês Guillaume Rufin. Ele perdeu o primeiro set por 4/6, mas conseguiu reverter o resultado nos sets seguintes, fechando o segundo em 6/0 e o terceiro em 6/4. Foram 2h45 enfrentando um adversário consistente e também o sol forte. ?Estava muito quente dentro de quadra. O diferencial é que entrei já sabendo que seria um jogo difícil e preparado para jogar três sets. Este foi o diferencial?, avaliou Camilo, que contou novamente com o apoio dos irmãos judocas conhecidos internacionalmente, Tiago Camilo e Luiz Francisco. Camilo volta a jogar hoje, em busca de uma vaga nas semifinais, contra o cabeça-de-chave número 1 da Copa Gerdau Citi, o salvadorenho Marcelo Arévalo.
O outro brasileiro que entrou em quadra ontem foi eliminado. André Vidaller, de Santos, perdeu para o argentino Juan Valenzuela por duplo 6/3. Valenzuela, que vem embalado pelo título do Banana Bowl no ultimo final de semana, enfrentará David Goffin, da Bélgica.