A Prefeitura de Curitiba prorrogou até o dia 20 o prazo final da campanha Doe Sangue pelo Esporte. A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer avisa aos atletas patrocinados pela Lei de Incentivo ao Esporte que não fizeram sua contrapartida social, que podem se dirigir ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), das 8h às 18h, na Travessa João Prosdócimo, 145, ou ligar para o Disque-Sangue (41) 3262-7676 ou 3281-4000.
A prorrogação coincidirá com a data final da prestação de contas dos atletas que receberam recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. Pela lei, o beneficiado deve realizar duas contrapartidas sociais. Segundo o Departamento de Incentivo e Promoção Social da Prefeitura, o ato de doação do atleta, com mais cinco voluntários, pode ser contabilizado como uma ação em benefício à sociedade.
Para fazer a doação é preciso estar em boas condições de saúde, ter de 18 a 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar alimentado. Até o dia 31 de julho, 76 pessoas ligadas à Lei de Incentivo doaram sangue. Em média, foram registrados três doadores por dia. Segundo o secretário municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann, os números são positivos.
?Ainda existe muita resistência entre as pessoas, inclusive entre os atletas, em doar sangue. Mesmo assim, a intenção da Prefeitura é repetir a campanha no ano que vem, como forma de sensibilizar os atletas e a comunidade da importância do ato de doar sangue?, afirma Plassmann.
A secretaria está estudando a melhor época para promover a campanha. Segundo informações do Hemepar, os estoques caem 30% no inverno e também no período de férias e festas de fim de ano.