Favoritos ao título do ATP Finals, Novak Djokovic, Roger Federer e Rafael Nadal foram premiados neste sábado, véspera da abertura do torneio que reúne os oito melhores tenistas do ano no encerramento da temporada.

continua após a publicidade

Sensação do ano, Djokovic foi premiado por terminar o ano na liderança do ranking da ATP. O sérvio alcançou o topo depois de uma temporada incrível, na qual venceu três dos quatro torneios de Grand Slam, faturou cinco títulos de Masters 1000 e ainda cravou uma sequência de 41 vitórias consecutivas.

Ofuscados por Djokovic neste ano, Federer e Nadal não saíram de mãos abanando. O suíço de 30 anos levou o Prêmio Stefan Edberg de espírito esportivo, em votação entre os próprios jogadores, pela sétima vez em oito anos e foi eleito o tenista favorito do público, em votação aberta, pela nona vez consecutiva. Federer soma 22 prêmios desde 2003.

continua após a publicidade

“Uma das razões que me levam a jogar este maravilhoso esporte é o apoio dos meus fãs. Por isso, agradeço a todo mais uma vez por este suporte”, agradeceu o suíço. “Também é muito gratificante ser reconhecido pelos meus colegas pelo fair play dentro e fora das quadras”, completou.

Nadal, por sua vez, levou o prêmio humanitário Arthur Ashe pelas atividades filantrópicas da Rafa Nadal Foundation. O argentino Juan Martín del Potro foi premiado por apresentar o melhor retorno às quadras, após ficar de fora de quase toda a temporada 2010, por lesão.

continua após a publicidade

O canadense Milos Raonic, de 20 anos, foi considerado a revelação do ano. Ele se destacou ao exibir o retrospecto de 31 vitórias e 19 derrotas em sua primeira temporada completa no circuito da ATP. Já o norte-americano Alex Bogomolov Jr., de 28 anos, foi premiado por apresentar a maior evolução do ano, ao subir da 166ª colocação do ranking para a 33ª.