Depois da eliminação do espanhol Rafael Nadal, foi a vez do suíço Roger Federer ser surpreendido e também cair na semifinal do Masters 1000 de Miami. Nesta sexta-feira, o número 2 do mundo foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic, 3.º do ranking, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/3.

continua após a publicidade

Federer, que já havia sofrido para derrotar Andy Roddick nas quartas, voltou a mostrar dificuldade nos golpes de esquerda e abusou dos erros não forçados. Foram 47, diante de 30 de Djokovic. O suíço chegou a se irritar após uma bobeada na rede e destruiu a raquete no chão.

Embalado pela virada, o sérvio, que obteve a terceira vitória sobre Federer – a série é liderada pelo suíço com sete triunfos – vai enfrentar na decisão o vencedor do confronto entre o escocês Andy Murray e o argentino Juan Martin Del Potro, que ainda entram em quadra nesta sexta.

A primeira semifinal da competição começou com o domínio de Federer, que quebrou o serviço de Djokovic no quarto game e chegou a abrir 4 a 1. O sérvio tentou esboçar uma reação e devolveu a quebra, mas voltou a perder o saque no final do set.

continua após a publicidade

A situação se inverteu no segundo set. Djokovic mostrou maior consistência e se impôs no saque do suíço logo no segundo game. Federer devolveu a quebra após dupla falta do sérvio, porém não resistiu a mais duas quebras, que levaram o jogo para o terceiro set.

Na parcial decisiva, Djokvic se manteve melhor em quadra e abriu vantagem ao quebrar o serviço do suíço no segundo game. Após seguidos erros no fundo da quadra, Federer se irritou e não hesitou em destroçar a raquete no chão.

continua após a publicidade

Desconcentrado, o suíço viu o adversário obter mais uma quebra e abrir 4 a 0. Federer tentou reagir, ao se impor no saque de Djokovic, mas o sérvio mostrava maior confiança e fechou a parcial após nova quebra e 1 hora e 48 minutos de confronto.