O neozelandês Scott Dixon conquistou neste sábado a etapa de Detroit da Fórmula Indy e festejou a sua primeira vitória nesta temporada da categoria norte-americana. O piloto da Chip Ganassi triunfou na corrida 1 da rodada dupla do final de semana que será completada com uma nova prova neste domingo, com largada às 16h30 (de Brasília).

continua após a publicidade

O veterano Dixon, que vive a sua 18ª temporada na Indy, obteve a sua 42ª vitória na carreira e se igualou a Michael Andretti como terceiro maior vencedor da história da Indy. Agora, ele só está atrás do recordista AJ Foyt, que subiu por 67 vezes ao topo do pódio, e de Mario Andretti (52).

continua após a publicidade

Curiosamente, quem largou na pole desta primeira corrida do final de semana em Detroit foi Marco Andretti, filho de Mario, que terminou em quarto lugar pela equipe que leva o seu famoso sobrenome no automobilismo.

continua após a publicidade

Na prova deste sábado, Dixon partiu do segundo lugar do grid e assumiu a liderança na 23ª volta, na qual Marco parou nos boxes para fazer um pit stop. E o neozelandês liderou 39 das 70 voltas da corrida realizada neste circuito que conta com 14 curvas. Anteriormente, ele também venceu a corrida disputada na mesma pista em 2012.

A segunda posição da prova deste sábado foi conquistada pelo norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti, que cruzou a linha de chegada 1,8s depois do líder. E o pódio foi completado pelo seu compatriota e parceiro de equipe Alexander Rossi.

O japonês Takuma Sato (Rahal Letterman), o inglês Ed Jones (Chip Ganassi), o australiano Will Power (Penske), o canadense Robert Wickens (Schmidt Peterson) e os norte-americanos Josef Newgarden (Penske) e Spencer Pigot (Carpenter) completaram, nesta ordem, os dez primeiros colocados desta primeira prova em Detroit.

Com o terceiro lugar conquistado neste sábado, Rossi assumiu a liderança da classificação geral do campeonato, com 276 pontos, apenas quatro à frente de Dixon, o novo segundo colocado. Will Power, que no último domingo ganhou pela primeira vez na carreira as cobiçadas 500 Milhas de Indianápolis, ocupa a terceira posição no campeonato, com 269 pontos.

BRASILEIROS – Os pilotos brasileiros que participaram desta primeira prova em Detroit terminaram a disputa muito próximos, com Tony Kanaan fechando em 14º lugar e Matheus Leist, seu companheiro de equipe Foyt, em 15º. O veterano Kanaan também é o 14º colocado do campeonato, com 122 pontos, enquanto Matheus é o 19º, com 109.