Restando duas rodadas e uma partida complementar, a Divisão de Acesso do Estadual 2012 vai se encaminhando para o fim das disputas. Paraná Clube, campeão antecipado, e Grecal, já rebaixado, cumprem tabela. Os demais aguardam a bola rolar em campo e as definições do Tribunal de Justiça do Paraná (TJD-PR) para confirmar as posições no final do campeonato.
Combinações de resultados podem garantir já no final de semana o próximo integrante da elite do futebol paranaense. “Dependendo dos resultados domingo, vamos conquistar o acesso”, afirmou Gilberto Ponce, presidente do Cincão, que ainda tem como principais concorrentes a uma das vagas o Junior Team, o Foz do Iguaçu e o Nacional de Rolândia.
Para tentar algo, porém, Foz e NAC dependem de combinações de resultados e, indiretamente, da decisão dos próximos julgamentos de Cincão e Junior Team no pleno do TJD-PR. Correndo por fora, a diretoria do Nacional de Rolândia afirma que está consciente de que suas chances são remotas. “Vamos jogar, terminar o campeonato. Tem (chance), mas é muito difícil”, afirmou o presidente do clube, José Danilson.
Outro lado
Ainda sem saber o resultado definitivo do caso envolvendo o Junior Team no TJD-PR, Grêmio Maringá, Grêmio Metropolitano e Serrano dependem de somente mais uma vitória para se garantir na Segundona. “Temos plenas condições de manter o time na 2ª divisão”, afirmou o treinador do Grêmio Maringá, Play Freitas. No momento, Grecal e Cascavel ocupam as últimas posições.
TJD
Em primeira instância, o Junior Team havia sido punido com a perda de 15 pontos após denúncia de escalação irregular do jogador Mateus Molan. Porém, nos primeiros julgamentos do recurso, no pleno do TJD-PR, foram recuperados 12 pontos. “Foi feita a justiça”, disse o diretor jurídico do clube, André Gorla, que ainda aguarda a definição sobre os outros sete pontos que estão em jogo nos tribunais. Já o Cincão tenta reverter punição em primeira instância, com a perda de oito pontos, por relacionar o jogador Wallace.