O Paraná Clube confirmou para a próxima segunda-feira, às 14h, nova reunião envolvendo os integrantes da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Desta vez, o clube espera adesão total para legitimar a possível antecipação do início da competição para a segunda quinzena de fevereiro.

continua após a publicidade

Os dirigentes garantem que o movimento não busca apenas a solução do problema do Paraná, mas de todos os clubes envolvidos, evitando um “efeito cascata” que poderia afetar todo o futebol do Estado. “Nosso intuito é evitar que todos os clubes venham a ser prejudicados. Não estamos de braços cruzados, esperando a bomba explodir”, alerta o presidente do conselho deliberativo Benedito Barboza. “Caso a competição seja mantida para maio, será praticamente impossível a sua conclusão até dezembro”, avisa.

O calendário já divulgado pela CBF para a Série B 2012 deixa poucas “lacunas” para o encaixe dos dezoito jogos do Tricolor na 1.ª fase da competição estadual. No total, dez das 38 rodadas da Segundona Nacional serão disputadas às terças-feiras. Isso, na prática, representa que nestas semanas o Paraná não poderia entrar em campo pela Divisão de Acesso sem ferir o artigo 27 do Regulamento Geral das Competições. O mesmo estabelece que nenhum clube ou atleta profissional poderá disputar partidas sem o intervalo mínimo de 66 horas.

A partir da ideia inicial da FPF de marcar a largada da Divisão de Acesso para a segunda quinzena de maio, e tomando-se por base as datas já divulgadas pela CBF para o ano que vem nas competições nacionais, a última rodada do primeiro turno da Divisão de Acesso teria que ser disputada no dia 8 de agosto. Já o returno terminaria somente após o encerramento da Série B, no dia 28 de novembro. “Isso, considerando que não tenhamos nenhum problema de jogo adiado”, lembrou Barboza

continua após a publicidade

Nesse formato, haveria ainda outro problema: a CBF definiu que as férias oficiais dos atletas vão de 3 de dezembro a 2 de janeiro de 2013. Caso um clube não vença os dois turnos, as finais da Divisão de Acesso teriam que ser disputadas somente em janeiro do outro ano. Porém, para que a Primeira Divisão estadual não seja afetada, a Divisão de Acesso teria que ser concluída, obrigatoriamente, na primeira quinzena de novembro de 2012, pois o Estatuto do Torcedor obriga que as entidades divulguem as tabelas das competições do ano seguinte com 60 dias de antecedência. Sinal de que o problema do calendário do Paraná Clube é também do futebol paranaense.