A diretoria de futebol do Corinthians vai pedir ao técnico Emerson Leão para que ele ?esqueça? da arbitragem nos próximos jogos do time no Campeonato Paulista. O gerente de futebol Edvar Simões é quem deverá dar o recado ao treinador na reapresentação do elenco, hoje. Edvar, que quando era técnico de basquete sempre reclamou muito dos juízes, tem sido o braço direito de Leão para administrar o futebol do clube, e apenas dará um recado.
O próprio Leão já teria percebido que não há nada a fazer com a arbitragem. Em Jundiaí, sábado, o treinador foi expulso aos 19 do 2.º tempo por ter pedido a bola para seu time num lance do jogo. Não fez nada muito acintoso, mas, como suas reclamações com a arbitragem já se tornaram constantes, o juiz Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza não hesitou em exclui-lo.
É aí que começa a bronca da diretoria corintiana. Sem Leão à beira do gramado, o time se perdeu diante do Paulista e acabou derrotado por 3 a 2, com um gol aos 50 minutos do 2.º tempo. ?Não disse nada demais ao juiz. Apenas falei que a bola era nossa. Por favor, não vejam coisas onde não tem?, pediu o técnico.
Leão até teve motivos para reclamar da arbitragem em Jundiaí. Os bandeirinhas erraram pelo menos três impedimentos do seu time. Num deles, Nilmar fez o gol e, como terminou a jogada, recebeu amarelo. Portanto, o juiz errou duplamente. Em outra jogada, William sairia na cara do gol e possivelmente marcaria.
A diretoria entende que Leão tem seus motivos para reclamar da arbitragem no Paulista. Os cartolas temem que os árbitros comecem a entrar em campo predispostos a ?enquadrar? Leão na primeira chance, e que suas expulsões acabem virando rotina. No clássico com o São Paulo, o técnico corintiano fez um pedido antes mesmo de o árbitro Paulo César de Oliveira ser sorteado para o duelo. ?Só espero que dessa vez o juiz deixe a gente jogar com 11?, disse Leão, em referência às duas expulsões que o Timão teve no clássico pelo Brasileiro do ano passado, que acabou 0 a 0.
Para alguns corintianos, Leão estaria ?passando? esse destempero ao time, por isso tantas expulsões. Magrão, Roger (2 vezes), Betão (2 vezes) e Marcelo Mattos são atletas que já receberam o vermelho no Paulista. Parece que todos chegaram à conclusão que o ideal é maneirar mesmo. Como a expulsão de Roger sábado foi sua segunda na competição, dificilmente ele enfrentará o Palmeiras daqui a 2 semanas. Roger deverá pegar dois ou mais jogos de suspensão. Cumprirá automática contra o Rio Branco, e provavelmente, mais uma partida diante do rival.