Márcio Araújo não resistiu à pressão pelos maus resultados e não é mais o técnico do Coritiba. A diretoria alviverde preferiu nem esperar pelo jogo contra o Londrina, amanhã no Couto Pereira, e anunciou na tarde de ontem a demissão do treinador. Assim, contra o Tubarão o Coxa será treinado pelo auxiliar Cláudio Marques.
O anúncio da saída de Márcio Araújo foi feito pelo diretor de futebol Almir Zanchi. ?Pela manhã houve uma reunião entre a diretoria executiva e o departamento de futebol profissional e achamos melhor liberar o Márcio Araújo e buscar outro treinador para o Coritiba. Vamos ver se até segunda-feira a gente tem o nome?, revelou o cartola alviverde.
Zanchi disse que até ontem não havia entrado em contato com nenhum profissional e se mostrou preocupado com as especulações sobre quem assumirá o comando técnico do Coxa. ?Vamos procurar não especular. Não vamos prejudicar o trabalho antes mesmo do treinador vir, citando nomes de outros?, pediu.
Mas mesmo com o apelo de Zanchi, vários nomes já começaram a circular pelos bastidores do CT da Graciosa. Um deles está descartado. Oswaldo Alvarez, o Vadão, disse em entrevista à rádio CBN que foi procurado, mas não aceitou a proposta do Coxa. ?Houve uma sondagem, mas vou cumprir meu compromisso com a Ponte Preta?, disse Vadão, que permanece no comando do time de Campinas.
Assim, uma extensa lista de nomes foi levantada. Entre os mais cotados está Levir Culpi. Desempregado desde que deixou o Cruzeiro, no ano passado, ele se encaixa em uma política defendida pela diretoria coxa-branca. ?O Coritiba não trabalha com nomes que já estão empregados?, garante Zanchi.
Mas como o contato com Vadão desmente essa premissa, vários outros treinadores foram lembrados, como Paulo Bonamigo, que está no futebol português, e Gilberto Pereira, que comanda a Adap, sensação do Campeonato Paranaense. A lista segue com Adilson Batista, Paulo César Carpegianni, Ivo Wortmann.
Jogadores assumem a culpa
A notícia da demissão de Márcio Araújo foi recebida com tristeza pelos jogadores do Coritiba. No elenco, todos dizem que foram pegos de surpresa pela saída do treinador e um sentimento de culpa tomou conta de parte dos atletas alviverdes.
?Fomos nós que condicionamos isso, de o Márcio perder o emprego, por que não conseguimos realizar um bom trabalho. Futebol é uma engrenagem. O insucesso de um é o insucesso de outro. E como aqui nós usamos sempre o nós, a culpa é nossa, de nós todos. Nós, treinador, todo mundo. Temos que assumir essa responsabilidade. Mas não podemos perder a concentração para o jogo, porque nós só vamos reverter isso, com o Cláudio ou com qualquer outro que vier, com vitórias?, lamentou o capitão Anderson.
Nem mesmo Ricardinho, que com Cláudio Marques recuperou a posição de titular, conseguiu ver algo de bom na saída de Márcio Araújo. ?Para mim não ficou nada bom. Foi uma perda que nós tivemos. Nós perdemos um amigo, um pai. É verdade que a gente não vinha num bom momento, mas ninguém esperava a saída do Márcio. Eu não atravessava um bom momento, ele resolveu me tirar do time e acho que ele está certo. Tem que jogar quem estiver melhor?, diz o lateral.
Para os mais jovens, lançados por Márcio na equipe profissional, a experiência fica como lição. ?A gente não está acostumado, porque na base nunca troca o técnico. Mas futebol é isso. O resultado não veio e acaba sobrando para o treinador. Agora é trabalhar forte com o professor Cláudio ou com quem vier, para conquistar as vitórias?, afirma Renan.
Marques já muda o time
Cláudio Marques mal assumiu o comando do Coxa e já fez mudanças em relação à equipe que vinha sendo escalada por Márcio Araújo. O treinador interino comandou um treinamento coletivo na tarde de ontem e confirmou quatro novidades em relação ao time que empatou com o Icasa, no último sábado.
?Cada um tem a sua maneira de trabalhar. Então, mesmo com pouco tempo de trabalho, a gente já fez algumas modificações e já implementou aquilo que queremos para a partida. Os jogadores assimilaram perfeitamente e nós esperamos que no domingo eles possam render?, torce Marques.
Ricardinho está recuperando a titularidade na lateral-esquerda, posição que vinha sendo ocupada por Julinho. As outras mudanças são Renan no lugar de Rodrigo Mancha e Guaru na vaga de Ludemar. As alterações deixam o time bastante ofensivo, armado num 4-4-2 com apenas um volante. ?Nós temos criado muito pouco. Temos chegado com os alas muito pouco também. Vamos tentar corrigir isso?, diz o treinador.
Assim, o time que encara o Londrina amanhã, às 16h, está confirmado com Arthur; Wilton Goiano, Henrique, Anderson e Ricardinho; Peruíbe, Jackson, Renan e Guaru; Eanes e Jefferson.