O diretor esportivo da Ferrari, Stefano Domenicali, afirmou hoje que, apesar de ter feito a inscrição para o Mundial de 2010, a equipe italiana mantém sua oposição às novas regras impostas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
“Correndo o risco de parecer cansativo, posso somente reforçar que a nossa posição continuou a mesma. Duas semanas atrás, apresentamos uma inscrição condicionada, mas até hoje, as exigências não foram acatadas”, reafirmou Domenicali, em entrevista ao site da própria Ferrari.

continua após a publicidade

O diretor esportivo garante que a equipe de Maranello mantém a disposição de deixar a categoria se a restrição orçamentária de US$ 63 milhões de euros não for revista. No mês de maio, a Associação de Equipes da Fórmula 1 (Fota) se reuniu para definir uma posição comum e contrária à FIA.

Apesar disso, as equipes Toro Rosso, Red Bull, Williams e Force India se inscreveram sem restrições para o ano que vem, segundo informou a própria federação hoje. “A Fórmula 1 precisa de estabilidade, de regras iguais para todos e de um sistema de governabilidade claro e compartilhado”, ressaltou Domenicali, acrescentando que, para a redução dos custos da categoria, é necessário “um pacote de outras medidas muito significativas, para que se atue de maneira progressiva e controlada”.

A FIA anunciou hoje a relação das escuderias inscritas para 2010. Além da Ferrari, as equipes McLaren-Mercedes, BMW-Sauber, Renault, Toyota e Brawn GP, impuseram condições à sua participação. O impasse deverá ser resolvido até o dia 19 deste mês.

continua após a publicidade