Dirceu Kruger iniciou sua jornada alviverde em 1966, permanecendo por 10 anos, disputando um total de 252 partidas. Quando abandonou os gramados, após complicações por um grave problema de saúde, iniciou os trabalhos de auxiliar técnico e exerceu funções na comissão técnica profissional.
Enquanto jogador, participou de importantes partidas, como a excursão feita pela Europa em 1972, o Torneio do Povo em 1973. Quatro anos antes da ida ao exterior, o Coritiba foi campeão paranaense. A entrega das faixas de campeão foi feita pela Seleção Brasileira, time que seria o esboço da Copa de 1970. Embora o Verdão tenha perdido por 2 a 1, o atacante considerou o placar “uma vitória”.
Kruger comandou o Coritiba contra o Goiáis, durante o campeonato brasileiro de 1985, antes da chegada de Ênio Andrade. “A equipe ficou bem redonda e conseguimos resultados extraordinários”, relembra o ídolo do Coxa.
“Nós vamos comemorar 100 anos de glórias com grandes conquistas”, ressaltou Kruger, ao se referir a 2009, que apesar de ser o ano do centenário, o clube não mostrou a expressividade esperada. Mesmo assim, o atacante agradece à torcida pela presença e incentivo durante a temporada deste ano. “A torcida tem que comemorar, é um fato e é um feito 100 anos”, diz.