Donos dos títulos nas motos dos últimos cinco anos no Rally Dakar, Ciryl Despres e Marc Coma seguem dominando a edição de 2011. Na segunda etapa, realizada nesta segunda-feira, a dupla não deu chances para os adversários e travou belas disputas.
O francês liderou durante os 300 quilômetros cronometrados, apesar da pressão constante de Coma. A diferença entre os dois, que esteve sempre próxima de um minuto, confirmou-se apenas no placar final, quando Despres marcou 3h19min11s e o espanhol cravou 3h21min.
Um dos destaques do dia foi David Casteu, dono do terceiro tempo. O francês ficou longe do pódio na primeira etapa, mas agora já é o sexto no tempo acumulado.
Brasileiros
José Hélio teve novamente um bom começo e, após a segunda parcial, o brasileiro estava entre os cinco primeiros, com pouco menos de três minutos de diferença para o líder. Nos trechos finais, no entanto, o rendimento caiu, e o piloto terminou na posição com o mesmo número de sua moto: 12.
No tempo acumulado Zé Helio vem fazendo jus ao seu objetivo de ficar entre os dez primeiros e atualmente é nono, com o acumulado de 5h29min08. Jean Azevedo também chegou a sentir o gostinho da ponta, com o sétimo lugar, mas foi ultrapassado.
Mesmo com o 11.º lugar, o brasileiro subiu um posto na classificação geral e é o 15º. Retornando a corrida com duas rodas, os objetivos do piloto não iam muito além do que terminar a competição.
Francês ganha etapa de motos
O francês Cyril Despres venceu nesta segunda-feira, entre as motos, a segunda etapa do Rally Dakar 2011, entre as localidades argentinas de Córdoba e Tucumán, à frente do espanhol Marc Coma, que foi o segundo, e do brasileiro Jean Azevedo, que chegou em 11.º.
Despres colocou 1min49s de vantagem ao espanhol e 3min46 ao também francês David Casteu, terceiro, enquanto o chileno Francisco López foi o quarto, a 4min06s do vencedor.
Já o brasileiro Jean Azevedo chegou 8min31s depois do primeiro colocado e está em 15.º no geral. Os pilotos percorreram, nesta segunda, 440 quilômetros, 300 deles cronometrados, em um traçado de terra e areia, com um setor pedregoso no final.
Com o triunfo na segunda etapa, Despres, que também levou a melhor na primeira, se mantém líder na classificação geral, com 2min35s de vantagem sobre Coma.
Hoje, na terceira etapa, o Dacar 2011 segue escalando em direção ao norte da Argentina e chegará a Jujuy, com 752 quilômetros, dos quais 521 serão cronometrados.
Piloto Alejandro Patronelli vence nos triciclos
Alejandro Patronelli venceu a segunda etapa do Rally Dakar, percorrida neste segunda-feira. O segundo colocado no trecho entre as cidades de Córdoba e San Miguel de Tucumán foi o tcheco Josef Machacek.
O atual campeão Marcos Patronelli, contundido, ficou apenas em sexto. O argentino Alejandro Patronelli conseguiu uma ótima recuperação em relação à primeira fase do Dakar.
Mesmo largando em quarto (colocação da etapa anterior) o piloto tomou a ponta desde o início e cruzou a linha de chegada do segundo dia de especiais em primeiro, com o tempo de 3h40m35s, conquistando a vice-liderança da competição.
Argentino sofre grave acidente no terceiro dia
Em seu terceiro dia de competição, o Rally Dakar teve o primeiro acidente grave. O piloto Ademar Heguiabhere, da categoria quadriciclos, sofreu traumatismo craniano e no tórax. O argentino foi internado em um hospital em Córdoba (Argentina), destino da primeira etapa especial.
Aos 50 anos, o piloto fazia a sua estreia no Dakar e caiu de seu quadriciclo na altura do km 30 da primeira etapa, que saiu de Victoria em direção à Córdoba. Segundo a organização, Heguiabhere está sob cuidados intensivos.
Outros acidentes menos graves já aconteceram nesta edição do Dakar. O piloto Rafal Sonik ma,chucou a mão esquerda, também pela categoria quadriciclos. Nas motos, o francês Cyril Esquirol fraturou o quadril e o ombro, ao cair no km 25, e deve ser operado nesta terça-feira.