Dez jogos, doze gols. Não é à toa que Brasil e Espanha brigaram tanto pelo futebol de Diego Costa. Neste domingo, o centroavante nascido em Lagarto (Sergipe), mas que escolheu defender a seleção espanhola, marcou mais uma vez e foi decisivo em mais um triunfo do Atlético de Madrid, desta vez sobre o Athletic de Bilbao, por 2 a 0, no Estádio Vicente Calderón, em Madri.

continua após a publicidade

Os números de Diego Costa na temporada impressionam. Nos 15 jogos oficiais que fez, anotou exatamente 15 gols, passando em branco em apenas quatro partidas. Nas últimas dez, ele só não marcou em um jogo. Assim, com 13 gols no Espanhol, é o artilheiro da competição empatado com Cristiano Ronaldo, que havia assumido o posto isoladamente ao marcar dois no sábado.

O gol deste domingo saiu aos 41 minutos do primeiro tempo. Diego Costa recebeu de Koke na corrida, entrou na área, cortou o zagueiro e bateu rasteiro, no canto esquerdo de Iraizoz. Mais cedo, aos 33, David Villa havia aberto o placar.

 

continua após a publicidade

A vitória levou o Atlético de Madrid a 33 pontos de 36 possíveis após 12 rodadas, ficando atrás só do Barcelona, que soma 34. O Real Madrid aparece em terceiro, com 28, enquanto o Bilbao perdeu a chance de entrar no G4. Em quinto, tem 20 pontos, ficando atrás do Villarreal apenas pelo saldo de gols.

 

continua após a publicidade

Prova da importância de Diego Costa para o time é que nos três tropeços do Atlético na temporada (empates com o Barcelona pela Supercopa da Espanha e a derrota para o Espanyol) o centroavante não marcou.

RECUPERAÇÃO – Inconstante na temporada, o Valencia se recuperou de duas derrotas seguidas vencendo o Getafe por 1 a 0 neste domingo, fora de casa, em Madri. O colombiano Pabón fez o gol que deixou os valencianos em nono. A equipe da capital está em sexto.