O futsal é um dos esportes mais tradicionais do Estado. E um pouco de como este esporte conquistou essa tradição está agora reunida num livro: “A História do Futebol de Salão no Paraná” é a obra de autoria do jornalista Firmino Dias Lopes, que será lançada na próxima quarta-feira, no restaurante do Senac (rua André de Barros, 750 – centro), em Curitiba, contando detalhes do desenvolvimento da modalidade no Paraná, cuja história remonta no início da década de 1950.

O livro é resultado de quase cinco anos de pesquisas e entrevistas feitas pelo autor, distribuídos em 221 páginas com passagens inéditas e dados históricos. Na visão de Dias Lopes, é um resgate do que estava se perdendo. “Não havia lugar em que pudesse se encontrar essa história toda reunida”, explica Firmino.

E o passado de gente como Ricardinho (hoje no Santos), Paulo Rink (numa equipe cipriota) e Alex (recém- transferido para o Fenerbaçe, da Turquia), são alguns dos personagens que integram o “elenco” da obra.

Ex-craques, como o conselheiro do TC Heinz Herwig e o empresário Joel Malucelli também são citados, que reserva um bom espaço para os feitos de Jorge Kudri à frente da federação.

A história contada por Dias Lopes vai desde a chegada do futsal ao Paraná até os dias de hoje, ilustrada por fotos. Nelas estão muitos ex-jogadores, equipes que já não existem mais e times campeões. “Imagens que estavam espalhadas, em jornais da época ou álbuns particulares e agora estão aí pra oferecer ao público o resgate da história do esporte”, comentou Dias. De acordo com ele, a própria entidade não possuía registros de coisas que aconteceram de 1971 para cá. “Fico feliz de poder dar aos apreciadores do futsal a chance de saber como tudo aconteceu”, afirmou Dias Lopes.

continua após a publicidade

continua após a publicidade