Ceará x Atlético, às 17h, no Castelão, vale passaporte para uma competição internacional a quem vencer. Os donos da casa precisam de pelo menos um ponto para garantir vaga na Sul-americana. Já o Furacão busca manter-se vivo na briga pela Copa Libertadores, que terá a quarta vaga definida apenas na rodada final.

continua após a publicidade

Calor, casa cheia, nada disso pode ser empecilho para o Atlético. A fim de manter a equipe a todo vapor, o técnico Sérgio Soares foi insistente durante a semana: “Quero todo mundo na frente.”

O treinador será ousado como visitante. Serão três homens de frente. Com a saída de Paulo Baier, suspenso, Maikon Leite foi o escolhido para a vaga e jogará ao lado de Guerrón e Nieto. O argentino ainda será reavaliado pelas dores no tornozelo. Se for vetado, Bruno Mineiro ganha nova chance no ataque. Mas o time terá ainda duas outras mudanças. Vítor e Rafael Santos substituem Chico e Rhodolfo, respectivamente.

Com um ataque sul-americano, Soares aposta suas fichas no equatoriano Guerrón. O jogador tornou-se referência para o comandante rubro-negro, que garante não estar preocupado com o jogador, que durante a semana teve de ser poupado dos treinos por causa de dores nas costas. “Eu já falei para o Guerrón que ele vai até de muletas. Então, o Guerrón não me preocupa não”, disse Sérgio.

continua após a publicidade

Com o Atlético contando com apenas um homem de criação no meio-campo – responsabilidade que será de Branquinho -, Maikon Leite pretende acabar de vez com a má fase. “É a hora!”, assegurou o atleta, que está devendo há algumas rodadas. Para o jogo de hoje, ele diz que não terá problemas para se adaptar ao novo sistema. “Com dois ou três atacantes, minha maneira de jogar não vai mudar. Com certeza, com três atacantes nosso time vai mais para frente”, disse o jogador.

Maikon Leite ressalta ainda o trabalho preparatório em uma semana bastante puxada e de muitas cobranças por Soares, que espera não ver a equipe recuar pela pressão que enfrentará no Castelão. “Ele cobrou bastante. Contra o Ceará, todo momento vamos procurar o gol. Não tem outro jeito, precisamos da vitória e não podemos desistir de nenhuma bola”, disse.

continua após a publicidade

A insistência é para que os jogadores mantenham o posicionamento. Quinta-feira, no último treino em Curitiba, Soares parou o trabalho várias vezes para orientar o grupo. “Às vezes, o jogador quer fazer mais do que deve e foge do posicionamento. Cada qual tem que ter sua disposição dentro de campo. Em determinado momento vai fazer além do que está preestabelecido, mas não pode perder o posicionamento”, frisou Soares.

***

Série A – 37.ª rodada

Ceará

Michel Alves; Boiadeiro, Diego Sacoman, Fabrício, Anderson e Euzébio; Careca, Michel e Geraldo; Magno Alves e Marcelo Nicácio (Kempes)
Técnico: Dimas Filgueiras

Atlético

Neto; Wagner Diniz, Rafael Santos, Manoel e Paulinho; Deivid, Vitor e Branquinho; Guerrón, Maikon Leite e Nieto (Bruno Mineiro)
Técnico: Sérgio Soares

Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Hora: 17h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e João Bourgalber Nobre Chaves (SP)
TV: PFC

Confrontos

Ceará x Atlético
5 jogos
3 vitórias do Atlético
nenhum empate
2 vitórias do Ceará
6 gols do Atlético
5 gols do Ceará

O Atlético passou um sufoco com o Ceará, mesmo jogando na Arena da Baixada. Mas uma tarde inspirada de Branquinho ajudou o time a vencer por 2 x 1. O meio-campista abriu o placar e ainda foi o autor do escanteio que resultou no gol convertido por Chico. Magno Alves descontou para os visitantes. A vitória colocou o Furacão a 8.ª posição.