Portsmouth, Inglaterra – O Brasil 1 larga hoje, para seu último grande desafio na edição 2005/2006 da Volvo Ocean Race. A partir das 13h30, no horário de Brasília, em frente ao South Sea Castle, em Portsmouth, os competidores partem para a oitava perna da regata de volta ao mundo rumo a Roterdã, na Holanda.
O percurso, se fosse feito da forma mais curta, teria 180 milhas náuticas e menos de um dia de duração. A organização, porém, estabeleceu que os veleiros devem dar a volta na ilha da Grã-Bretanha antes de se dirigir para a Holanda. Com isso, as 180 milhas se multiplicam e os velejadores enfrentarão cerca de 1.500, mais ou menos 2.700 km.
"A organização fala em cinco dias, mas estou me preparando para uma semana. Essa expectativa não é legal, então é sempre bom esperar o cenário mais longo", diz o comandante Torben Grael.
O frio, grande inimigo dos brasileiros até agora, continuará a atacar. "Se já estava frio na travessia, agora será ainda pior, já que vamos para latitudes ainda mais altas", lembra Horacio Carabelli, coordenador técnico do Brasil 1.