Jackie, Maria Clara e Ana Paula foram as campeãs de seus respectivos grupos e se classificaram para a disputa da fase semifinal do Rainha da Praia Sul América 2005, que será disputada amanhã, em Ipanema. Em busca da coroa, as três se juntarão às cinco atletas pré-classificadas Shelda, Adriana Behar, Juliana, Larissa e Val, atual Rainha da Praia. Os jogos terão início às 10h de hoje, com transmissão do SporTV.
O destaque do dia foi o desempenho da campeã olímpica Jackie Silva. Próxima de completar 43 anos (13/fevereiro), a mais antiga jogadora brasileira de vôlei de praia em atividade deu um show de talento e garra e venceu as três partidas que disputou hoje. O Rainha da Praia é um dos únicos torneios que Jackie não venceu na carreira e, para avançar para a fase semifinal, ela reeditou, por uma partida, a parceria com Sandra, ouro em Atlanta, com quem não jogava há cinco anos. "Antes de entrar em quadra, conversei com a Sandra, que estava meio abatida por ter perdido o primeiro jogo. Mostrei a ela que muita gente tinha vindo para nos ver jogando juntas e que não sabia quando isso aconteceria de novo. Em quadra, acabou dando tudo certo. É muito fácil jogar com a Sandra e temos um entrosamento natural, mesmo sem jogar juntas há anos", disse Jackie.
Na semifinal, Jackie disputará vaga para a final de sábado no grupo de Adriana Behar, Larissa e Val. "Hoje, foi um dia perfeito. Estou ansiosa porque nunca joguei com a Adriana e a Larissa e, com a Val, só disputei um jogo amistoso. Mas, como ganhei ritmo de jogo, minha expectativa é boa", acrescenta.
Clara e Paula
No outro grupo, ficaram Shelda, Juliana, Ana Paula e Maria Clara. Segunda a se classificar para a semifinal, Maria Clara fez um torneio de recuperação. Depois de perder o primeiro jogo por 21×23, Maria Clara passou por duas partidas seguintes, levando a decisão do grupo para um set extra de dez pontos.
O sorteio indicou Mônica Rodrigues para jogar com Maria Clara e a veterana jogadora, medalha de prata em Atlanta, fez bonito, ajudando sua dupla a fechar em 10×8 contra Renata/Angela.
Rainha da Praia 2002, Ana Paula venceu seus três jogos de ontem e, hoje, começa o dia ao lado de Maria Clara, contra Shelda/Juliana. Ainda sem definir se volta ao vôlei indoor ou se continua na praia, Ana Paula contou que os fortes treinos que tem feito em Minas a desgastaram, assim como o piso de taraflex das quadras a deixou com dores nas costas. Mesmo assim, a jogadora sobrou em seu grupo, mostrando os cartões de visita de sempre: ataques precisos e bloqueios bem encaixados.
Para a fase semifinal, Ana disse acreditar que esteja mais adaptada à quadra e que torce para que o calor diminua um pouco.