Rio – Chegou a hora de o público saber quais foram os melhores atletas de 2004. O anúncio será feito durante o Prêmio Brasil Olímpico, a festa de gala do esporte brasileiro, que tem início previsto para às 18h30 de hoje, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na categoria Feminino, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito (ginástica artística) e Shelda Bede (vôlei de praia) concorrem ao prêmio máximo da festa. Entre os atletas masculinos, os candidatos são Robert Scheidt, Torben Grael (vela) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo).

continua após a publicidade

A eleição se encerrou ontem, às 18h, e foi feita por voto eletrônico, no site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Criado em 1999 por iniciativa do COB, o Prêmio Brasil Olímpico é a maior festa do esporte brasileiro e o símbolo máximo do reconhecimento aos nossos atletas, em forma de premiação àqueles que mais se destacaram em competições disputadas no Brasil e no mundo. Este ano a festa será ainda mais especial, uma vez que o Brasil teve o seu melhor resultado em uma edição de Jogos Olímpicos, conquistando quatro medalhas de ouro em Atenas, na Grécia, além de três medalhas de prata e três de bronze.

No início de outubro, o Comitê Olímpico Brasileiro enviou uma solicitação para que cada Confederação Olímpica Brasileira indicasse três atletas que tenham se destacado em sua modalidade em 2004. Depois disso, o Colégio Eleitoral do Prêmio Brasil Olímpico, composto de especialistas do esporte em diversas áreas (dirigentes, técnicos, jornalistas, entre outros), escolheu entre os atletas indicados pelas Confederações, o Melhor Atleta por Modalidade e os três atletas das categorias Feminino e Masculino que estão concorrendo ao prêmio de Melhor Atleta do Ano.

continua após a publicidade

Os Melhores Atletas por Modalidade serão premiados durante a festa. A lista dos vencedores pode ser vista aqui e tem nomes como Giba (vôlei), Thiago Pereira (natação), Flávio Canto (judô), Rodrigo Pessoa (hipismo saltos), Janeth Arcain (basquete) e Marta Vieira (futebol), entre outros. Bernardinho foi eleito pela terceira vez consecutiva o Melhor Técnico do Ano e receberá seu troféu durante o Prêmio Brasil Olímpico.

As demais premiações e homenagens (Personalidade Olímpica do Ano e Prêmio Adhemar Ferreira da Silva) que foram indicadas pelo COB e os Melhores Atletas Paraolímpicos de 2004, que foram escolhidos pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), serão anunciados durante a festa.

continua após a publicidade