Zurique – Dida, Cris, Roberto Carlos, Emerson, Juninho Pernambucano, Kaká, Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano. Essa é a seleção brasileira que concorre à Bola de Ouro de 2005. Um time com dez jogadores Deco, do Barcelona, que também está na lista dos 50 candidatos, é naturalizado português, mas bastante forte, apesar da presença de Cris, um zagueiro apenas esforçado, mas que os europeus consideram um dos principais craques do Olympique de Lyon. O Brasil é o País com o maior número de concorrentes ao prêmio que a revista France Football entregará dia 28 de novembro em cerimônia em Paris. França e Inglaterra têm sete representantes cada.

continua após a publicidade

A edição deste ano é a 50.ª da Bola de Ouro, prêmio destinado a jogadores que atuam na Europa, escolhidos por votação de um júri composto por jornalistas do continente. A lista dos candidatos foi apresentada ontem pelo ex-jogador francês Michel Platini, ganhador do troféu em 1983, 1984 e 1985. No ano passado, o vencedor foi o ucraniano Andry Schevchenko, do Milan, candidato ao bi.

A Juventus italiana foi o clube que mais cedeu jogadores para a lista dos 50 candidatos: foram nove (Buffon, Camoranesi, Cannavaro, Nevdev, Emerson, Vieira, Trezeguet, Thuram e Ibrahimovic). O Chelsea inglês tem sete candidatos (Cech, Drobga Lampard, Makelele, Robben, Terry e Michael Essien, que na temporada passada defendeu o Lyon francês) e o Real Madrid, seis (Ronaldo, Roberto Carlos, Robinho, Raúl, Beckham e Zidane).

Robinho, recém-chegado ao Real Madrid, foi incluído na relação mas, segundo analistas, suas chances de ganhar são ínfimas, pois ele ainda está engatinhando no futebol europeu.

continua após a publicidade

As surpresas entre os nomes divulgados foram, além de Cris, Carragher, do Liverpool; Marc van Bommell, do Barcelona mas que jogava no PSV holandês; além do sul-coreano Park Ji-Sung, que trocou o PSV pelo Manchester United nesta temporada.

Além dos dez brasileiros, apenas dois outros sul-americanos concorrem à Bola de Ouro deste ano: o uruguaio Diego Forlan e o argentino Riquelme, ambos atualmente jogando no Villarreal, da Espanha.

Em baixa

continua após a publicidade

A Alemanha, país que vai sediar a Copa do Mundo no próximo ano, não passa por um bom momento tecnicamente, situação que reflete na lista dos postulantes do prêmio. Apenas um jogador nascido no país: o meia Michael Ballack, do Bayern de Munique. O Bayern, por sinal, é o único clube alemão a ter representantes, dois, na disputa. O outro é o atacante holandês Roy Makaay.