A resposta das equipes da Fota, associação que reúne 8 das 10 equipes da Fórmula 1, ao pedido do dono da categoria, Max Mosley, para que se inscrevam para o campeonato do ano que vem é um segredo que ainda ameaça o futuro da competição mais tradicional do automobilismo, segundo diferentes veículos da imprensa mundial.
Mosley, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), convidou as oito escuderias “rebeldes” a se inscreverem na próxima temporada “sem condições” para depois “debater todos juntos as novas regras da Fórmula 1”.
A resposta das equipes ao pedido de Mosley já foi enviada e embora os autores não queiram antecipar sua posição à imprensa, eles poderiam terminar se inscrevendo como pede o dirigente e em seguida exigir a eliminação da cláusula que limita os orçamentos das escuderias para a competição de 2010.
Por outro lado, analistas antecipam que a resposta dos “rebeldes”, liderados pela Ferrari, será um não coletivo à demanda de Mosley. O prazo para a resposta definitiva é até sexta-feira.
Caso as escuderias se oponham à aplicação do teto orçamentário, como prevê o jornal espanhol AS, possivelmente será organizado um outro campeonato paralelo à Fórmula 1 no ano que vem.
Segundo publicou o AS, as equipes não querem abandonar a Fórmula 1, mas se forem obrigadas a tomar essa decisão, elas o farão. (As escuderias) sabem que não será uma tarefa fácil e por isso já começaram a discutir com eventuais sócios sobre os “riscos desta aventura.