No último dia 17 de junho, o Brasil inteiro conheceu Guillermo Ochoa. O goleiro do México fechou o gol no empate por 0 a 0 diante da seleção brasileira na Copa do Mundo e chamou a atenção da torcida e da imprensa nacional, que não entendiam como o jogador podia estar desempregado – seu contrato com o Ajaccio, da segunda divisão francesa, havia terminado. Somente nesta sexta-feira o mexicano finalmente ganhou uma nova casa: o Málaga, da Espanha.
As grandes exibições na Copa, já que se destacou também em outras partidas, como diante de Camarões e Holanda, não foram suficientes para levar Ochoa às principais equipes do mundo. O goleiro de 29 anos, no entanto, conseguiu chegar a um grande centro, a primeira divisão da Espanha.
Ochoa passou por exames médicos nesta sexta-feira e assinou contrato por três temporadas com o Málaga. Ele chega para substituir o argentino Willy Caballero, ídolo da torcida, que foi negociado como Manchester City.
O novo reforço foi revelado pelo América do México, onde estreou com 18 anos na temporada 2003/2004. Foram quase 300 partidas durante as oito temporadas que passou no clube, antes de se transferir ao Ajaccio em 2011. As campanhas ruins da equipe ofuscaram o goleiro, que foi parar na segunda divisão francesa.
O contrato de Ochoa com o Ajaccio terminou em maio e desde então ele estava desempregado. As boas atuações no Brasil, no entanto, chamaram a atenção de diversos clubes na Europa. O Atlético de Madrid chegou a estar perto de contratá-lo, mas o negócio travou e ele acabou acertando com o Málaga.