Despres ganha o rali e festeja com caipirinha

Donizete Castilo / Divulgação
Cyril Despres, campeão nas motos.

Porto Seguro – Depois de percorrer 3.878 km em nove dias com trechos de areia, curvas sinuosas, erosões, dunas e belos cenários, o francês Cyril Despres confirmou o favoritismo ao vencer na categoria motos o Rally Internacional dos Sertões, com chegada na Rua do Cais, mais conhecida como Passarela do Álcool, em Porto Seguro, na Bahia.

Despres, campeão do Dacar no ano passado e vice este ano, comemorou muito o título. Desde 1998 um estrangeiro não vencia a prova nesta categoria. Na ocasião, o título ficou com o austríaco Heinz Kinigadner. ?Vencer em um país que eu não tinha corrido antes é muito especial. Quero voltar no ano que vem?, disse o francês ao completar a prova, com um colar de sementes no pescoço que ganhou de índios na entrada da cidade.

Sobre a última etapa, que teve percurso de 441 quilômetros entre as cidades baianas Cândido Sales e Porto Seguro, com trechos de neblina e características de serra, Despres disse ter andado tranqüilo, já que tinha 11 minutos de vantagem para o segundo colocado, seu compatriota David Castou. De tão tranqüilo, errou na navegação e se perdeu pelo caminho.

Agora, ele só pensa em descansar. Apaixonado por caipirinha, depois que cruzou a linha de chegada ele tomou a bebida para relaxar. Na próxima terça-feira, ele viaja para sua casa, em Andorra, pequeno país localizado na Península Ibérica. E no fim de semana vai à Romênia, onde disputará uma prova enduro.

Entre os carros, a dupla João Franciosi (piloto) e Rafael Capoani (navegador), da equipe FMC/Mitsubishi, venceu a prova, seguida por Reinaldo Varela e Marcos Macedo (Mitsubishi) e por Marcos Baumgart e Alberto Andreotti (Mitsubishi).

?Não caí na real ainda. Nos últimos oito quilômetros comecei a chorar, não conseguia mais dirigir. Com tudo o que aconteceu, não pensamos em desistir nunca?, disse Franciosi, chorando. Se não bastasse ter ficado sem nenhuma peça de apoio, ele capotou no prólogo antes da largada para primeira etapa, em Goiânia. ?Não achava que seria campeão.?

Nos caminhões, vitória de Amable Barrasa e José Papacena, da equipe Ford, que completaram as nove etapas em 34h10min59s, seguidos de Ulysses Marinzeck e João Ferreira Neto, da mesma equipe, com 35h12min15s.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo