Foto: Allan Costa Pinto |
Joãozinho ganha a primeira chance como titular: esperança de encerrar falta de pontaria no ataque. |
Atlético e Internacional, na Arena da Baixada, sempre é um jogo equilibrado, truncado, mas dificilmente termina sem um vencedor.
E o confronto de logo mais às 16h, não deverá fugir a regra. As duas equipes estão desfalcadas, próximas na tabela de classificação – com o time gaúcho dois pontos a frente do Furacão -, têm ataques que finalizam pouco e competem para ver qual é o clube com mais jogadores expulsos. Também devem entrar em campo utilizando sistemas de jogo iguais (4-4-2) e com a obrigação de vencer.
A vantagem atleticana está em jogar diante de seu torcedor, que tem comparecido em ótimo número no Caldeirão e empurrado o time pra cima do adversário. Na Arena, o Atlético ainda não perdeu no Brasileirão. Tem duas vitórias e três empates.
Para esse importante confronto, dois jogadores, que atuam em posições bem diferentes, podem ser decisivos para o lado rubro-negro. No ataque, o experiente Joãozinho está garantido e fará sua estréia como titular. Ele entra num momento conturbado, no qual o Atlético busca encontrar a melhor formação ofensiva.
Segundo o treinador Roberto Fernandes, o atleta pronto para começar jogando e assumir a responsabilidade. ?O Joãozinho foi contratado para resolver situações. Não trato nenhum jogador como salvador da pátria, mas ele veio para ajudar o Atlético a alcançar objetivos?, afirmou Fernandes.
E Joãozinho, 28 anos, se sente preparado para a função. ?Tenho treinado forte. Espero demonstrar a minha capacidade e repetir as boas atuações que tive no Vitória (BA), fazendo gols e ajudando o Atlético a conquistar os três pontos?, comentou.
E lá trás, para barrar o ataque adversário estará Galatto, velho conhecido do time colorado da época em que defendeu o rival Grêmio. O arqueiro está passando por uma boa fase no Furacão, mas não esquece a rivalidade gaúcha. Assim, afirmou que vai fazer de tudo para que o Atlético consiga mais uma vitória e ultrapasse o Inter na tabela de classificação. ?Infelizmente não disputei muitos Grenais devido a uma série de contusões.
Mas enquanto estive no elenco do Grêmio, ganhei mais (partidas) do que perdi?, alfinetou.
Time
Com as ausências do ala Nei e do zagueiro Danilo, o Atlético entrará em campo com uma nova formação, pela 11.ª vez consecutiva. O treinador Roberto Fernandes só definirá o esquema de jogo e onze titular momentos antes do início da partida. Se jogar com três zagueiros, Chico vai compor a zaga com Antônio Carlos e Rhodolfo. No 4-4-2, Chico é sacado do time e Pedro Oldoni entra na frente, fazendo dupla de ataque com Joãozinho. Neste caso Ferreira atua no meio-campo com Júlio dos Santos.
Na lateral direita a dúvida é entre Renan e Douglas Maia.
O Internacional
vem desfalcado de dois importantes jogadores na marcação. O volante Guiñazu e o zagueiro Sorondo serão substituídos respectivamente por Maycon e Danny Lopes. O time gaúcho iniciou a rodada em 8.º lugar na tabela, com 14 pontos, e tem um dado interessante a seu favor.
Em todos os jogos que disputou no Brasileirão, o Colorado balançou as redes do adversário, apesar de ter uma média pequena de gols:
1,3 por partida. Os destaques da equipe são o articulador Alex e o atacante Nilmar. (CB)
CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 11ª Rodada
Atlético x Internacional
Atlético: Galatto; Renan (Douglas Maia), Rhodolfo, Antônio Carlos, Márcio Azevedo; Alan Bahia, Valencia, Julio dos Santos e Ferreira, Joãozinho e Pedro Oldoni.
Técnico: Roberto Fernandes
Internacional
Renan; Ricardo Lopes, Índio, Danny Morais e Marcão; Edinho, Maycon (Adriano), Magrão e Taison; Alex e Nilmar.
Técnico: Tite.
Súmula
Local: Joaquim Américo
Horário: 16h
Árbitro: Giulliano Bozzano (DF)
Assistentes: Ednilson Corona (FIFA-SP) e Alcides Zawaski Pazetto (SC)