O pífio desempenho do Paraná Clube na condição de visitante é responsável também pela condição de risco que o Tricolor ainda vive nesta Série B. A derrota em Varginha-MG, na sexta-feira passada, foi apenas mais um capítulo dessa história, que em outros 14 resultou em somente uma vitória. Isso representa aproveitamento de 19,05% como visitante – compatível com o rebaixamento. Fora de casa, nesta Série B, o desempenho da equipe é superior apenas aos de Ipatinga e Guaratinguetá, que caminham firmemente rumo à Terceirona.
Na prática, o Paraná deve agradecer aos céus pela grande diferença técnica que a Série B versão 2012 apresenta. Mesmo sofrendo nova derrota (a 8.ª fora de casa) o clube segue com um risco de rebaixamento de apenas 2% – segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. Isso porque a “turma lá de baixo” segue na mesma, sem pontuar e a cada rodada mais afundada na zona do rebaixamento. Os números apontam para índices inéditos (e para baixo) na questão do descenso.
No ano passado, por exemplo, o Icasa-CE foi rebaixado com 47 pontos. Na atual temporada, o Guaratinguetá-SP, se não melhorar seu desempenho, fecha o ano com apenas 34 pontos. O Paraná, porém, não quer se prender a esses números e pretende atingir as suas metas para não passar nenhum tipo de sufoco. Porém, hoje, é difícil imaginar que o clube consiga uma guinada na questão dos jogos fora de casa. Neste quesito, o Tricolor tem o pior desempenho desde que caiu para a Série B. Já são quatro meses sem uma vitória longe da Vila Capanema. O último – e único – triunfo na condição de visitante ocorreu na 6ª rodada, dia 12 de junho. Naquela noite de terça-feira, o Paraná virou o placar pra cima do frágil Grêmio Barueri. “É duro admitir, mas nosso time ainda não aprendeu a jogar fora de casa”, disse o meio-campo Lúcio Flávio.
O Tricolor faz mais cinco jogos na condição de visitante. No ano passado, quando somou apenas 17 pontos fora de casa, o Paraná fez a sua pior campanha como visitante desde 2008. Um desempenho de 29,82%. Nas outras temporadas – entre 2008 e 2010 -, o Tricolor sempre computou mais de 30% dos pontos possíveis. Pelo desempenho médio, o clube não deverá superar a marca dos 12 pontos conquistados fora de casa – atualmente tem 8.
