Após três rodadas, o Paraná Clube comemora um início de temporada positivo. Com sete pontos ganhos (duas vitórias e um empate) o Tricolor consegue a melhor largada dos últimos seis anos. Desde 2007, quando terminaria o Campeonato Paranaense como vice-campeão, o clube não atingia uma sequência como esta. Embalado, o time do técnico Toninho Cecílio segue para mais uma decisão, amanhã, frente ao Londrina, às 19h30, na Vila Capanema.
Frente ao líder, o Paraná coloca a sua eficiente defesa à prova, diante do ataque mais positivo da competição. Toninho Cecílio vê no equilíbrio defensivo a grande virtude de seu time. “É algo para ser exaltado. Até porque, não temos uma proposta de jogo que priorize a marcação. Muito pelo contrário. Jogamos quase sempre com três atacantes, e nos expomos”, lembrou o treinador. Mesmo assim, o goleiro Luís Carlos ainda não foi vencido. Amanhã, o Tricolor terá pela frente o perigoso Tubarão, que fez 14 gols em apenas três jogos.
No quesito gols sofridos, a marca atual só não é melhor do que a de 2002, quando o Paraná passou os quatro primeiros jogos do Superparanaense sem sofrer gols. “O bom momento dessa defesa vem desde o ano passado”, recorda o experiente Anderson. “Eu e o Alex Alves conseguimos um bom entrosamento. Todos comentam que o futebol dele cresceu muito com a minha chegada. Isso é legal, pois sinto que estou contribuindo também com o futuro de um garoto que ainda vai ganhar muito dinheiro no futebol”, comentou o xerifão.
Anderson acredita que a marca positiva da defesa – no ano passado, o Paraná fechou a Série B levando apenas um gol em quatro jogos – se deve ao bom desempenho coletivo. “Temos volantes que dão uma boa proteção, laterais, e até mesmo os atacantes ajudam bastante. É essa aplicação tática que faz a diferença”, disse o jogador, de olho nos duelos decisivos desta semana. “Temos Londrina e Coritiba em sequência. Se vencermos, o caminho ficará aberto para a conquista do primeiro turno”, ponderou, apostando tudo nestes jogos em casa.
Amanhã, o Paraná, com uma vitória simples, pode voltar à liderança do Paranaense. Esse duelo não é realizado desde 2009, devido às recentes passagens de Londrina e Paraná pela Segundona Paranaense.