Depois de cinco horas de espera, os comissários da Fórmula 1 anunciaram a desclassificação de Daniel Ricciardo no GP da Austrália, disputado na madrugada deste domingo. O piloto da casa perdeu a segunda colocação, que fez a festa da torcida australiana, obtida na prova de abertura da temporada. Era seu primeiro pódio na carreira, justamente em sua estreia na Red Bull.

continua após a publicidade

Ricciardo, de 24 anos, foi punido por ter “excedido consistentemente” o limite de fluxo de combustível durante a corrida. A maior limitação do consumo de combustível é uma das mudanças contidas no novo regulamento técnico da Fórmula 1. A Red Bull já avisou que vai apelar da decisão dos comissários.

A punição acabou com a festa da torcida australiana em Melbourne e eliminou os pontos conquistados pela equipe neste domingo. O tetracampeão Sebastian Vettel não completou a prova em razão de problemas técnicos em sua Red Bull – abandonou logo na terceira volta. O time austríaco não deixava de pontuar desde o GP da Itália de 2012.

A eliminação de Ricciardo alterou a classificação final do GP australiano. Com sua desclassificação, o dinamarquês Kevin Magnussen subiu para o segundo lugar, tornando-se o melhor estreante da F1 desde Jacques Villeneuve, destaque da temporada de 1996. E o inglês Jenson Button completou a dobradinha da McLaren no pódio.

continua após a publicidade

Todos os demais pilotos ganharam uma posição, incluindo o mexicano Sergio Pérez, que entrou na zona de classificação, ao passar a figurar no 10º lugar. Assim, os dois pilotos da Force Indian pontuaram neste domingo – o alemão Nico Hülkenberg subiu para o sexto lugar.

Classificação final atualizada do GP da Austrália:

continua após a publicidade

1º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

2º – Kevin Magnussen (DIN/McLaren)

3º – Jenson Button (ING/McLaren)

4º – Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

5º – Valtteri Bottas (FIN/Williams)

6º – Nico Hülkenberg (ALE/Force India)

7º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

8º – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)

9º – Danill Kvyat (RUS/Toro Rosso)

10º – Sergio Pérez (MEX/Force India)

11º – Adrian Sutil (ALE/Sauber)

12º – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)

13º – Max Chilton (ING/Marussia)