Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica (GR) que acontece amanhã, em Macaé, no Rio de Janeiro, receberá quatro atletas da equipe da GR patrocinada pela Sadia. As ginastas competirão nas categorias individual e conjunto. A competição faz parte do calendário de preparação para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e contará com a participação das equipes do Brasil, Cuba e Argentina.
A Sadia é a única equipe que possui quatro ginastas na seleção olímpica permanente. Durante o desafio, as ginastas da equipe Sadia Ana Paula Scheffer e Karen Piccinin, campeã e vice-campeã brasileira de GR em 2006, competirão na categoria individual. Nicole Muller e Laís Cardoso participarão da categoria conjunto.
O campeonato servirá como treino para a equipe brasileira, que já está classificada para os Jogos Pan-Americanos. Além disso, a comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) aproveitará o Desafio Pan-Americano para observar a nova geração de atletas brasileiras e, a partir daí, começar a definir a seleção que disputará o Rio 2007.
A equipe de ginástica rítmica brasileira é bicampeã nos Jogos Pan-Americanos, tendo conquistado a medalha de ouro na categoria conjunto nos Jogos de Winnipeg/99 (Canadá) e Santo Domigo/03 (República Dominicana). Na edição do ano que vem, no Rio de Janeiro, o Brasil buscará o tricampeonato.
Sadia e a equipe
A ligação da Sadia com a ginástica rítmica começou em 1996, quando a unidade da empresa em Toledo (PR) decidiu criar uma ?escolinha? para filhas de funcionários e meninas da comunidade. Do projeto inicial nasceu a equipe de ginástica rítmica Sadia.
Atualmente, em parceria com a Unipar (Universidade Paranaense) e a Prefeitura de Toledo, a Sadia oferece às meninas da equipe toda a infra-estrutura necessária para atender uma intensa rotina de treinamentos e dedicação das jovens atletas. As exigências de rendimento para atletas de nível internacional são altíssimas e há um elevado grau de exatidão na realização dos movimentos, o que obriga a ginasta a treinamentos intensos e diários.
Além de patrocinar a equipe, a Sadia mantém o projeto inicial de oferecer aulas de ginástica rítmica para meninas da comunidade. Os treinos são realizados em várias escolas nos bairros e na Associação Esportiva e Recreativa Sadia (AER). 40% são filhas de funcionários da Sadia.