Pilotos e equipes do mundo inteiro já estão concentrados em Mar Del Plata, na Argentina, para a largada da edição 2012 do Rally Dakar. Domingo, 1º de janeiro, será iniciada a competição com duração de 14 dias em aproximadamente 10 mil quilômetros em solos arenosos da Argentina, Chile e Peru. A bandeirada final, em 15 de janeiro, será em Lima, capital peruana.

continua após a publicidade

O torneio off road tem a participação de 470 veículos, entre carros, motos, caminhões e quadriciclos na lista de competidores. No meio de tantas feras da alta velocidade, estão 13 brasileiros, sendo sete pilotos na disputa entre motos. Todas as motos inscritas no Dakar 2012 têm motor de no máximo 450cc.

Dunas e muita areia não irão faltar no caminho, nos três países sul-americanos. Competidores terão de fazer a travessia da cordilheira dos Andes e do deserto do Atacama.

Conheça o percurso

continua após a publicidade

Argentina

Em terra “hermanas” será dada a largada e realizados cinco estágios da disputa. Pilotos, controladores e tripulação terão de traçar a melhor rota com destino à Cordilheira dos Andes. Durante cinco dias, belas paisagens farão parte do caminho, incluindo dunas e cânions argentinos.

Chile

continua após a publicidade

O rali vai entrar no Chile com um ponto de escalada. Depois de terem viajado ao longo dos Andes, as equipes começarão a seguir viagem entre as montanhas e o oceano Pacífico. Durante o percurso de cinco dias, o Dakar vai em direção ao coração do deserto do Atacama, onde a habilidade de navegação é tão importante quanto a capacidade de domar a natureza.

Peru

Nos últimos quatro dias de provas intensas, os competidores estarão no nível do mar, atravessando a fronteira de Chile e Peru. O caminho tortuoso será desafiador com tanta areia.