Foto: Valquir Aureliano |
O atacante Marcelo diz que o Atlético tem muita qualidade e vai jogar de igual para igual com o tricolor paulista. continua após a publicidade |
Não há tempo para comemorar. A vitória sobre o Flamengo, na última quarta-feira, aliviou a situação do Atlético no Brasileirão. Mas para encerrar o primeiro turno fora da zona de rebaixamento, o Furacão tem de superar amanhã seu maior desafio no campeonato.
O Rubro-Negro encara, longe de casa, o São Paulo e obstáculos não faltam para a equipe de Antônio Lopes. Precisando da vitória, enfrenta o líder isolado do torneio. Mas é justamente no momento de maior dificuldade que o time da Baixada quer mostrar que tem força para manter acesa a reação.
Após a vitória de 2 a 0 sobre o Fla, o clima de confiança tomou conta dos jogadores atleticanos. ?O São Paulo é favorito. Eles são líderes e nós estamos um pouco distantes. Mas nossa equipe vai em busca de uma vitória, como em todos os jogos. Se formos com a mesma pegada, com certeza os gols vão sair?, garante o lateral-esquerdo Edno.
Tabu
Além de garantir ao time um lugar fora da zona de degola, a vitória seria um feito e tanto para o atual elenco rubro-negro. A última vez que o Furacão triunfou no Morumbi foi em 1983: 1 a 0 para o timaço de Roberto Costa, Nivaldo, Capitão, Assis e Washington. Nos últimos 24 anos, aconteceram nove jogos pelo Brasileirão, com dois empates e sete vitórias tricolores.
Antônio Lopes acredita que repetir a façanha é possível, principalmente após o bom resultado. ?A equipe estava muito pressionada e isso às vezes desestabiliza. A vitória contra o Flamengo tranqüiliza mais o grupo. Estamos jogando bem fora de casa também e temos condições de vencer lá no Morumbi?, atesta o treinador.
Igual
Com 37 pontos, o São Paulo quer se consagrar como melhor equipe do primeiro turno. Com 22, o Atlético precisa vencer para continuar fora do grupo do rebaixamento. Para os atleticanos, a distância na tabela não significa que há uma grande disparidade técnica entre os times. ?O São Paulo é um adversário muito difícil, mas acreditamos que temos muita qualidade também. Vamos tentar jogar de igual para igual?, diz o atacante Marcelo.
Apesar de reconhecer o favoritismo do tricolor, Antônio Lopes afirma que sua equipe pode surpreender os paulistas. ?Não vamos como franco-atiradores. O São Paulo tem uma equipe excepcional, que está liderando a competição. Mas temos condições de conquistar um bom resultado. É isso o que vamos tentar e esperamos fazer?, conclui o Delegado.
Pela primeira vez Lopes repete a equipe
Após cinco jogos sem vencer, com a equipe mudando a cada rodada, finalmente o Atlético vai colocar em prática um velho ditado do futebol: em time que está ganhando não se mexe.
Antônio Lopes já confirmou. Amanhã, contra o São Paulo, vai manter a escalação que venceu o Flamengo por 2 a 0, na Arena. ?A tendência é repetir essa mesma equipe, se não tivermos problemas de lesão?, avisa o Delegado.
Por enquanto, o treinador conta com o time completo. O zagueiro Danilo, que deixou o jogo de quarta-feira sentindo uma pancada na coxa, já está recuperado. O volante Claiton e o lateral-direito Nei, que não enfrentaram o Fla, também estão à disposição e devem ficar no banco de reservas.
Mais uma chance para a nova dupla de ataque do Furacão ganhar entrosamento e ritmo de jogo. ?O Dinei é muito aplicado, volta para compor o meio e isso tem facilitado, pois tenho ficado mais fixo entre os zagueiros, e a bola está chegando?, diz o atacante Marcelo.
Autor do primeiro gol do Furacão contra os cariocas, Marcelo quer manter a boa média das últimas partidas. ?Ainda não estou 100% fisicamente e continuo ganhando ritmo de jogo, já que fiquei cerca de um mês parado. Mas consegui fazer três gols nos últimos quatro jogos?, comemora.
Reforços
Só hoje o Atlético vai saber se poderá contar com o meia Ramón e o zagueiro Antônio Carlos. Recém-contratados, eles aguardam a confirmação de suas inscrições no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Se forem liberados, os reforços devem aguardar no banco por uma oportunidade.