O último jogo da fase de classificação do Campeonato Gaúcho terminou em confusão na noite desta quinta-feira, em Pelotas. A Ulbra venceu o Brasil por 5 a 2, e conseguiu sua classificação para as quartas-de-final do primeiro turno, e os jogadores do time da casa ficaram irritados com uma provocação do atacante Ricardo Pereira, que marcou o quinto gol da equipe visitante.

continua após a publicidade

Ao marcar o gol, Pereira foi comemorar em frente à torcida do Brasil, e os jogadores da equipe da casa o acusaram de festejar com uma “flechada”, gesto característico do ex-atacante Claudio Milar, que morreu no mês passado, vítima de um acidente com o ônibus do Brasil, que voltava de um amistoso de pré-temporada.

Irritados com o que seria uma provocação de mau gosto, os jogadores do Brasil, entre eles o goleiro Danrlei, foram tirar satisfação com o atacante, e começou uma briga generalizada, que terminou com seis jogadores expulsos: Alex Martins, Danrlei, Luciano e Gleidson, pelo Brasil, Guilherme e Juninho, da Ulbra.

A vitória assegurou à Ulbra a classificação para as quartas-de-final do primeiro turno, em quarto lugar no Grupo 2, com 13 gols e saldo de 4 gols – com mais um gol, teria conseguido superar o Santa Cruz e ficar em terceiro pelo número de gols marcados. No domingo, a equipe enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, tentando um lugar nas semifinais – o mata-mata é disputado em partida única.

continua após a publicidade

Com apenas 3 pontos, o Brasil terminou em último no Grupo 1 e pretende aproveitar os 10 dias de mata-mata para recuperar fisicamente seus jogadores, que enfrentaram uma maratona para encerrar o turno – os primeiros jogos da equipe foram adiados por causa do acidente. O time volta a campo no dia 4 de março contra o Inter de Santa Maria, fora de casa.