O Cruzeiro é o campeão brasileiro de 2013. Com uma grande campanha, o clube mineiro conquistou o título antecipado na noite desta quarta-feira, durante a disputa da 34ª rodada do campeonato. Assim, consagrou o grupo comandado pelo técnico Marcelo Oliveira, que conta com jogadores como o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé, o volante Nilton, o meia Everton Ribeiro e o atacante Borges, entre outros.
O título foi assegurado antes mesmo do término do jogo que o Cruzeiro faz na noite desta quarta-feira, contra o Vitória, no Barradão, em Salvador. Afinal, o segundo colocado Atlético-PR, único que ainda tinha chances matemáticas de evitar a conquista cruzeirense, perdeu fora de casa para o Criciúma, por 2 a 1, um pouco mais cedo, e passou a não ter mais condições de alcançar o líder do campeonato.
Ainda antes de terminar o jogo contra o Vitória, o Cruzeiro lidera o Brasileirão com 71 pontos. Como perdeu para o Criciúma, o Atlético-PR ficou estacionado nos 58 pontos. Não pode mais, portanto, alcançar o time mineiro nas quatro rodadas que restam para o final do campeonato. Assim, o título de 2013 é cruzeirense, confirmando o sucesso de uma campanha que foi dominante ao longo da disputa.
Em 33 rodadas encerradas, o Cruzeiro somou 22 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Foram 69 gols marcados e apenas 29 sofridos. Esteve sempre entre os primeiros colocados, disparando na frente a partir do segundo turno. Como o título era uma questão de tempo, a torcida cruzeirense fez festa já no último domingo, quando lotou o Mineirão para ver o time derrotar o Grêmio por 3 a 0.
Mas a festa continuou na noite desta quarta-feira e vai se estender também para domingo, quando o Cruzeiro recebe a Ponte Preta, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, no interior mineiro – não pode atuar no Mineirão por causa de punição imposta pelo STJD. Uma prolongada comemoração para o mais novo tricampeão brasileiro, que repete em 2013 os títulos já conquistados em 1966 e 2003.