Deputados conhecem projeto de Curitiba para a Copa 2014

O secretário especial de Relações Institucionais de Curitiba, Luiz de Carvalho, gestor de cidade-sede da Copa do Mundo da Fifa 2014, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida, apresentaram nesta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de Curitiba para sediar o Mundial de Futebol. Foi a primeira reunião da Comissão Especial de Acompanhamento da Organização da Copa do Mundo de 2014 criada na Assembleia para acompanhar os projetos e atividades da Copa do de 2014.

A comissão é presidida pelo deputado estadual Osmar Bertoldi e tem como integrantes os deputados Cida Borguetti, Reni Pereira, Ademar Traiano, Elton Welter, Neivo Beraldin, Ney Leprevost e Luiz Romanelli. “Encontro foi previsto para nos colocarmos a par do trabalho que foi feito até a escolha de Curitiba como cidade-sede da Copa, conhecer detalhes do projeto e os próximos passos, para saber como podemos contribuir, principalmente nas questões legais, para que tenhamos um evento digno do que o Paraná e Curitiba representam”, disse Bertoldi.

Luiz de Carvalho disse que receber a Copa é uma oportunidade ímpar para a cidade. “É fundamental que estado, município, a sociedade civil, o poder legislativo estejam unidos nesta grande oportunidade de desenvolvimento, porque as obras vão ficar e irão beneficiar principalmente a população carente”, disse ele.

Cléver Almeida, presidente do Ippuc, fez um relato histórico do processo de preparação e escolha da cidade como sede e destacou os benefícios do legado de obras e outros investimentos que irão ficar na cidade. “O projeto é feito de obras para a cidade, para a região metropolitana e para o Paraná e que irão ficar para sempre. Estavam planejadas para acontecer em até 15 anos, mas agora ganham um impulso para sair do papel em cinco anos”, disse Almeida. De acordo com o Ippuc, a estimativa é que Curitiba receba em torno de 4,5 bilhões de reais até a Copa do Mundo da Fifa 2014, apenas em investimentos públicos federais, estaduais, municipais e de programas de financiamento de instituições internacionais como Agência Francesa de Desenvolvimento e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) .

Entre os benefícios que o presidente do Ippuc aponta como legado da realização da Copa em Curitiba estão a melhoria da rede hospitalar; o reforço da infraestrutura de energia e nas questões de mobilidade, acessibilidade e aumento da capacidade do transporte coletivo; os investimentos na segurança e saneamento básico; ampliação da rede hoteleira e da infraestrutura de telecomunicações, que poderá permitir a Curitiba receber o centro de mídia da copa, que retransmite as imagens para todo o mundo. “Mas nada disso se concretizará sem um grande esforço para acelerar as obras e estarmos prontos, já em 2012, para receber a Copa das Confederações, em 2013”, afirmou Cléver Almeida.

O encontro teve a participação do vice-governador Orlando Pessuti; da presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Maria Letizia Fiala; do empresário Glaucio Geara, presidente do conselho deliberativo do Clube Atlético Paranaense, junto com o arquiteto Carlos Arcos, responsável pelo projeto do Estádio de Curitiba para a Copa de 2014; e do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Helio Cury, além da presença do deputado estadual Dobrandino Silva.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo