O surfista paranaense Jihad Kohdr parece ter se recuperado do baque que foi perder um lugar na elite do surfe mundial. Na última etapa do ano passado, Jihad era o 15.º do WQS, quando perdeu um posto quase certo no WCT 2006, sendo superado pelo australiano Jarrad Howse.

continua após a publicidade

Mordido, e depois de dois meses de intenso treinamento, Jihad foi um dos destaques da estréia no SuperSurf 2006, campeonato brasileiro da modalidade, que teve a etapa de abertura disputada no último fim de semana na Praia da Ferruguem, em Garopaba.

Jihad, como cabeça-de-chave, estreou apenas no fim da manhã de sábado, já nas oitavas-de-final. Uma a uma, foi passando pelas etapas, até chegar à final de domingo, quando foi derrotado por Claudemir Lima.

Amarradão com o bom desempenho, ele nem terá muito tempo para comemorar. Na quinta-feira, ele embarca para a Indonésia, onde vai aperfeiçoar suas esquerdas. Para tanto, seus patrocinadores – Oakley e Quicksilver -bancaram uma viagem dos sonhos. Ele está a caminho da praia de G-Land, próximo a Jacarta, onde ficará dez dias num ?surf-camp? (acampamento de surfe), treinando apenas esquerdas – como é formado em Matinhos, onde são encontradas algumas das melhores direitas do mundo, ele vai intensificar treinos justamente no que precisa, as esquerdas.

continua após a publicidade

Depois mais dez dias nas Ilhas Mentaway, na região de Padang, na parte norte do país da Ásia.

Jihad vai se juntar ao paulista Adriano Mineirinho e ao carioca Bruno Santos (todos patrocinados por Quiksilver e Oakley). Além dos treinos, a trinca vai virar tema para uma reportatem sobre o surf-camp de ?macarrones?, além de produção de material publicitário para a marca de óculos e a surfwear.

continua após a publicidade

Segundo Alex Gutemberg, um dos fundadores da Abrasp, Matinhos tem uma das melhores direitas do mundo, e como Jihad se formou naquele tipo de onda, ele se transformou num fora de série neste tipo de onda. Com os bons resultados do ano passado, ele conseguiu renovar o contrato com seus patrocinadores por dois anos.

Diante do bom resultado na etapa de estréia, Jihad deverá voltar para a disputa da segunda etapa do SuperSurf, na segunda quinzena de abril, que será disputada em Maresias.