Fukuoka – O Brasil superou o susto do primeiro set, e conquistou ontem a sua primeira vitória no mundial masculino de vôlei. De virada, o atual campeão olímpico e mundial bateu a renovada seleção de Cuba por 3 sets a 1, com parciais de 21/25, 25/19, 25/15 e 25/22, em 1h32 de jogo. André Nascimento e Giba comandaram a vitória brasileira. Juntos, marcaram 42 pontos, sendo 38 de ataque.
Ainda que o Brasil tenha se recuperado durante a própria partida, o técnico Bernardinho apontou os erros de seus comandados. ?Temos que melhorar o saque, o bloqueio e a defesa. Também precisamos criar mais chances de contra-ataque?, exigiu. ?Tivemos alguns bons momentos e foi importante vencer com alguma margem de pontos. Mas acho que Cuba merecia mais?.
A falta de ritmo, porém, foi o principal problema enfrentado pelo Brasil, de acordo com Bernardinho. ?Fazer treinamentos entre si é uma coisa, jogar é outra. Fizemos dois amistosos com a Polônia, mas foram em ritmo de treino?, alertou o técnico.
Cuba foi para o jogo de ontem com apenas 11 jogadores – o ponta Juantorena está suspenso por ter sido flagrado no antidoping nos Jogos Centro-Americanos, em julho, mas a Federação Cubana afirma que só ficou sabendo da punição no Congresso Técnico do Mundial, realizado na quinta-feira. Mas, mesmo sem um de seus principais atletas, os cubanos assumiram o domínio do set a partir do momento em que empataram o período em 14 pontos. Fecharam em 21/25.
?Cuba defendeu muito bem. Isso fez a diferença no set que eles ganharam?, afirmou o oposto André Nascimento. No set seguinte, o Brasil saiu atrás, empatou em 6/6 e foi tomando conta do jogo, até vencer por 25/19. No terceiro set os brasileiros entraram na partida de vez. Ratificaram a virada e ainda seguraram uma tentativa de reação de Cuba no finalzinho do quarto set, quando os adversários fizeram 22/20. Aí, a experiência do ataque foi fundamental para que o Brasil marcasse cinco pontos consecutivos e definisse a partida.
Agora, o Brasil se prepara para enfrentar a França, no domingo, às 7h (de Brasília), justamente a adversária da final da última Liga Mundial. Os franceses estrearam no mundial vencendo a Grécia por 3 sets a 1.
Surpresa
Ausente de mundiais há 32 anos, a seleção porto-riquenha derrotou a Argentina por 3 sets a 2, em uma partida duríssima nesta sexta-feira. O time Sul-Americano era considerado favorito, por ser 7.ª colocaçdo no ranking da Federação Internacional de Vôlei, enquanto Porto Rico só iniciava sua segunda participação no campeonato. Também estrearam com vitória a Venezuela, que derrotou os EUA por 3 sets a 1, e a Bulgária, que ganhou da Itália por 3 sets a 2.